Pesquisa realizada por Renata Alves, Ricardo Seixas e Thiago Freitas em 2007-2
Bem Vindo
Esta página é um trabalho de pesquisa a ser apresentado como parte das atividades da disciplina de Compiladores, da turma noturno, 2007.2, da UCSAL - Universidade Católica do Salvador, orientada pelo prof. Osvaldo Requião Melo.
O objeto de estudo será sobre o tema XMI !
Conceitos XMI
O que é
XMI é o que podemos dizer de uma maneira simples, um XML usado para a troca de informações entre os programas de modelagem que tem por base o UML.
Não entendeu ? Vamos explicar melhor. Começaremos pelas siglas.
- XMI siginica XML Metadata Interchange, ou seja Intercâmbio de Metadados XML.
- XML quer dizer Extensible Markup Languague, no português, Linguagem de Marcação Estendível.
O objetivo principal do XMI é permitir a troca de metadados entre ferramentas de modelagem baseadas em *OMG UML e entre ferramentas e depósitos de metadados *OMG MOF. Na verdade para ser mais completo podemos dizer que é a integração entre XML, UML e MOF.
É importante ressaltar que o XMI não é uma extensão do XML e sim se baseia nele. Foi especificado de modo de gerar XML para modelo de dados assegurando que a consistência de compartilhamento de objetos entre as ferramentas seja efetiva.
Uma vez que o XML não é orientado a objetos, é necessário descrever modelos orientados a objetos através de seu mapeamento para XML. Então o XMI apresenta um padrão de mapeamento de objetos definidos em UML, exemplificado através de XML DTD (Document Type Definition - Definição de Tipo de Documento).
Em sua especificação o XMI possui dois grupos de regras: um grupo de regras para geração de DTD e outro para constituir documentos XML.
Os DTDs são os descritores da gramática de uma linguagem baseada em XML. Logo, descrevem regras para a construção do arquivo XML equivalente ao modelo.
A especificação XMI tem por definição um rigido tratamento para geração de uma DTD XML tendo como base inicial um metamodelo, e para geração de documento XML com modelo instânciado do metamodelo.
Existem vários vantagens no uso do XMI, dentre as quais citamos:
- Permite criar um documento XML modesto e evoluir sua complexidade em conformidade com a aplicação.
- Dispor de um padrão de reprodução de objetos em XML, admitindo uma troca efetiva de objetos utilizando XML.
- Torna-se possível modelagem com XML.
- Permite desenvolver em XML sem a necessidade de se ter um conhecimento completo de XML.
Na nossa visão entendemos que a Definição de Tipo de Documento (DTD) é uma gramática para um tipo de documento, onde estão escritos regras de sintaxe para os elementos, declarações de entidades, atributos e notações do documento. São definidas as seqüências, ordem e acomodação de tags que são permitidas, entre outras referencias que podem ser encontradas no documento.
É importante ressaltar que este documento visa dar uma idéia inicial do que é XMI e não descrever técnicamente sua documentação.
*OMG - Consórcio internacional de empresas que define padrões na área da orientação a objetos
Referências
OMG - Object Management Group
http://www.omg.org/technology/documents/modeling_spec_catalog.htm#XMI
Wikipédia - Enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/XML
PUC Minas-Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais
http://www.inf.pucpcaldas.br/eventos/seminarios/2003_1/seminarios2003.htm