Wixv2 Tarde

WIX V2

O que é?

A plataforma WiX (Windows® Installer XML) é um conjunto de ferramentas e especificações que permite criar arquivos de banco de dados do Microsoft Windows Installer (MSI e MSM). As ferramentas WiX seguem o modelo tradicional de compilação e vínculo usado para criar executáveis a partir do código-fonte. O código-fonte para o WiX está escrito em arquivos XML. O código-fonte do WiX é pré-processado, compilado e vinculado para criar um banco de dados do Windows Installer.
A Microsoft utiliza o Windows® Installer XML (WiX) em seus aplicativos, desde o Visual Studio® até o Microsoft Office®. Me surpreendi quando descobri que o WiX é um projeto de código fonte aberto e que você pode encontrá-lo hospedado por exemplo em WiX.sourceforge.net.
O WiX usa uma linguagem declarativa, e não procedural. O que significa que você descreve qual será a aparência da instalação, e não as etapas necessárias para executá-la.

Como funciona?

Em um arquivo de código-fonte do WiX, existem três elementos principais no que diz respeito aos arquivos que você pretende instalar: File, Component e Feature. Um elemento File é uma referência a um arquivo individual. Os Files devem estar contidos em um elemento Component, que é a menor unidade a ser instalada. Ou seja, se você instalar um componente que contém 100 arquivos, todos os arquivos contidos serão instalados.
Os Components estão sempre contidos em um ou mais elementos Feature. Um recurso é um conjunto de componentes e, potencialmente, de subcomponentes. Se o seu instalador possui uma interface gráfica que permite que o usuário selecione os itens a serem instalados, ele está, na verdade, selecionando recursos.
Ao destrincharmos os componentes, observamos que eles são as menores unidades que podem ser instaladas e que cada um individualmente, pode consistir em muitos itens diferentes, como arquivos, atalhos, chaves do Registro e certificados. Existe também um encapsulamento destes componentes para serem independentes uns dos outros; ou seja, a instalação ou desinstalação de um componente não deve afetar os outros componentes. Basicamente, isso significa que os itens só devem estar contidos em um único componente. Se esse não for o caso, talvez seja necessário reconsiderar a forma como os componentes estão organizados. Não é incomum um componente conter apenas um único arquivo.

Onde encontrá-lo?

No endereço http://wix.sourceforge.net, é possível baixar os códigos-fonte e os binários mais recentes.

Para que utilizá-lo?

Ele torna mais fácil a criação de instalações para o seu aplicativo. Esta é ultima etapa no processo de criação. Com ele você pode dividir e gerenciar os pacotes que contem os arquivos a serem instalados, tornando mais fácil também uma futura atualização através de versões deste aplicativo.

Considerações

O conjunto de ferramentas WiX é uma ferramenta poderosa e compatível com os produtos da Microsoft. Pode ser associado com o Visual Studio® e a edição do código-fonte WiX pode ser feito na própria IDE do Visual Studio® utilizando o IntelliSense®.
Você pode criar um processo automatizado de compilação e empacotamento com base no conjunto de ferramentas do WiX. Depois que tiver concluído essa integração, poderá compilar e empacotar seus produtos de maneira confiável e passível de repetição (necessário na criação de versões para sua aplicação). Isso é muito importante para aplicativos que estejam sendo enviados para implantação.

Fontes:
1. Artigo de Sayed Ibrahim Hashimié - http://msdn.microsoft.com/pt-br/magazine/cc163456.aspx;
2. Artigo de Rob Mensching - http://msdn.microsoft.com/pt-br/aa302186(en-us).aspx