Windows Embedded Systems
$$dsp_emb.jpg

Histórico:

O Apollo Guidance Computer desenvolvido por Charles Stark Droper do MIT foi o primeiro Sistema Embarcado reconhecido, era um computador de guia usado no projeto Apollo, mas o primeiro Sistema Embarcado de produção em massa foi um computador guia do míssel nuclear LGM-30 Missil Minuteman, que foi lançado na década de 60. À partir da década de 60 houve aumento no poder de processamento, onde podemos destacar a década de 80 por haver uma maior difusão dos Sistemas Embarcados devido a vários componentes externos serem integrados no mesmo chip do processador, o que deu origem aos microcontroladores.

O que são “Embedded Systems”?:

Grande parte dos dispositivos dedicados eram gerenciados por microcontroladores, onde sua programação podia ser feita em Assembly ou uma outra linguegem proprietária, atualmente grande parte dos dispositivos dedicados requerem uma maior sofisticação incluindo funções como: voz, display de vídeo, funções multimídia,etc. O desenvolvimento de todas essas funcionalidades usando Microcontroladores seria bastante complexa, para contornar essas limitações os fabricantes de dispositivos resolveram a limitação dos ambientes microcontroladores buscando soluções Microprocessadas juntamente com o desenvolvimento de Sistemas Operacionais modularizados, nesse caso um Sistema Embarcado (Embedded Systems), que irá executar funções dedicadas a um determinado dispositivo que podem ser: Celulares, Handhelds, Terminais de Auto-Atendimento bancário, decodificadores de TV a Cabo (Set –up Box), Sistemas de Controles Industriais, Impressoras, equipamentos médicos, Roteadores, Swithes, Hubs, etc.
O Sistema Operacional deve dar previlegio a atividades dedicadas e deve ter otimizações específicas para o Hardware que o mesmo irá “rodar”, pois a maioria dos Sistemas Embarcados são projetados para executar uma determinada tarefa à baixo custo.O software escrito para Sistemas embarcados muitas vezes é chamado de Firmware e é armazenado em uma memória ROM ou memória Flash.

Processadores usados em Sistemas Embarcados:

Os processadores usados em Sistemas Embarcados são divididos em duas categorias, segue abaixo as respectivas categorias, juntamente com alguns tipos de processadores e seus fabricantes:

Microprocessador: X86 (Intel e AMD), Power PC (IBM), Freescale (Motorola), MIPS (Mips Tecnologies), ARM (Cirrus), etc.

Microcontrolador: 8051 e AVR (Atmel), PIC (Microchip), Encore (Zilog), MSP430 (Texas Instruments ), etc.

Windows Embedded Systems:

A entrada da Microsoft no mercado de Sistemas Embarcados ocorreu em 1996 com o lançamento do Windows CE 1.0, o desenvolvimento inicial era para atender dispositivos móveis com poucos recursos, já em 1999 lançou o segundo membro dessa familia o Windows NT Embedded que foi totalmente desenvolvido sobre a plataforma Windows NT Workstation, rapidamente o respectivo sistema ganhou uma parcela do Mercado devido a estabilidade e confiabilidade do mesmo. A familia de produtos Windows Embedded é composta por muitos produtos que permitem seu uso nos mais diversos equipamentos do mercado nos quais podemos destacar o Windows CE .NET, Windows XP Embedded, Windows Embedded For Point of Service.

  • Windows Embedded For Point of Service: Se caracteriza por ser um sistema Operacional estruturado para utilização em “pontos de serviço” como PDV´s, etc. Oferece Suporte a Máquina Virtual Java, aplicações escritas em “.NET Framework”, tambêm compativel com aplicações escritas para Windows 9x, Windows NT, Windows 2000, e Windows XP. Permite desenvolvedores criarem iterações mais efetivas com o usuário, suporte a dual display, suporte a soluções de gerênciamento via rede e plug & play, etc.
  • Windows XP Embedded: Baseado no Windows XP Professional Service Pack 2 (SP2), plug & play, inclui o Windows Media Player 11, Internet Explorer 7. Pode ser encontrado em decodificadores de TV à cabo, equipamentos para games e fliperamas e Thin Clients.
  • Windows CE .NET: Pode ser encontrado em PDAs, thin Clients, produtos de mídia digital, dispositivos móveis portateis, etc. O foco principal é em sistemas móveis, o Windows CE .NET é o sucessor do Windows CE 3.0 que foi bastante difundido entre Pocket Pc´s, possui em sua versão mais recente: suporte a redes TCP/IP seguros e escalaveis, aplicações ricas em multimidia, maior interoperabilidade com computadores pessoais, dispositivos móveis e servidores.

Linha do Tempo (Windows CE):

Linha do Tempo mostra diferentes releases do Windows CE em diferentes dispositivos.

800px-Windows_CE_Timeline.png

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Windows_CE_Timeline.png

Investimentos e Inovações na Plataforma Windows Embedded:

Desde 2007 a Microsoft vem investindo em seu sistema Operacional “ Windows Embedded” para dispositivos portateis, um crescimento de 33 % com relação a 2006, a empresa tem foco em câmeras digitais, Sistemas de TV e áudio de carros, a Microsoft espera um crescimento de 25% nas vendas corporativas até 2010 e aumento de 50% nas vendas para consumidores, já para o final de 2008 a Microsoft pretende lançar o produto que irá substituir o Windows XP Embedded chamado de Windows Embedded Standard 2009, dentre os equipamentos que poderão usar esse software se destacam: TV Digital, terminais de computador, bombas de combustível e controles industriais, esse novo sistema deve ocupar cerca de 40MB e irá possuir ferramentas de gerenciamento e segurança atualizadas e terá uma série de módulos não disponiveis na plataforma atual dentre eles: .NET Framework 3.5, Windows Media Player 11 e Internet Explorer 7. A Microsoft tambêm desenvolve o Windows Embedded Compact com lançamento previsto para 2009, o mesmo é para uso dedicado e tambêm o Quebec que irá se basear no Vista e terá versões de 32 e 64 bits, e irá trazer recursos como: Windows Defender, Firewall do Windows, etc.

Referências:


Componentes

  1. Aline Gama - alynegama@hotmail.com
  2. Rodrigo Alves - ro.drigoalves@hotmail.com
  3. Thiago Menezes - thg.mnzs@gmail.com

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License