Windows 8

É a versão do sistema operacional Windows da Microsoft apresentada em 2012 por Steve Balmer, diretor executivo da empresa, durante a apresentação a empresa informou que este seria um sistema para qualquer dispositivo que rodará em diversas plataformas como computadores, tablets, notbook, smartphone e em diferentes processadores como a ARM. Com esse novo windows, os usuários poderão realizar tarefas no computador através de movimentos, sem precisar usar teclado e mouse, também o sistema de login será através da leitura da retina dos usuários. Os indivíduos poderão usar o computador pelo comando de voz através de um aplicativo chamado Microsoft tellm.
A versão lançada foi chamada “Consumer Preview”, com uma interface totalmente adaptada para dispositivos de toque (touch).

Renovação

Alguns podem imaginar que é uma volta ao passado mas, para a Microsoft é um resgate às origens e uma firmação para o futuro, o Windows 8 traz um logo monocromatico que lembra uma janela de vidro com divisorias. A simplicidade da imagem retrata a base para os aplicativos Metro.

"Já dissemos que o Windows 8 é uma reimaginação completa do sistema Windows, por isso nada foi deixado de lado, incluindo o logotipo. O logo do Windows tem força e é largamente reconhecido, mas percebemos que o novo logotipo deveria refletir o novo estilo da interface Metro e também seria uma oportunidade de reconectar com as características poderosas das suas encarnações passadas", palavras de Sam Moreau, Diretor de Experiência do Usuário para o Windows.

windows-8-logo.jpg

Levando a sério a ideia de integração entre dispositivos e olhando para a próxima revolução da informática que certamente são os gadgets com touchscreen a Microsoft informou que o Windows 8 será lançado em três edições:

  • Windows 8: Será a mais comum para desktops.
  • Windows 8 Pro: Voltada para empresas e negócios.
  • Windows 8 RT: Já virá instalada em tablets, netbooks e maquinas com chipset ARM.
  • Windows 8 ToGo: Versão que poderá ser "rodada" de um pendrive.

Entre as novidades do Windows 8 certamente a interface Metro com sua tela “Start” conseguiu chamar grande atenção do publico desde suas apresentações iniciais, a manipulação padrão dos aplicativos, agora disposto em ícones interativos traz uma visão mais elegante e funcional da tela inicial.

Windows-8-Metro-UI.jpg

Esta interface trouxe ainda a novidade dos aplicativos Metro, que serão comercializados na “Windows Store” e estes aplicativos serão desenvolvidos de forma a não competir com aplicativos Win32, ou seja, a plataforma de trabalho dos aplicativos será a interface Metro.

Para a construção destas aplicações a Microsoft resolveu criar uma API (Interface de Programação de Aplicativos) denominada Windows Runtime, ou somente WinRT.

NET-Metro-App-Development-by-Calling-WinRT-APIs-of-Windows-8.jpg

Como percebemos pela imagem acima, os aplicativos Metro seram desenvolvidos fora da interface Desktop, embora sejam escritos em códigos VB, C#, C++ ou JavaScript no já conhecido Microsoft Visual Studio 11. Sua camada de apresentação será em XAML ou HTML/CSS. Estes aplicativos tem como característica ser executado usando a tela inteira, e se manter conectado com pessoas e o que você considera importante, recebendo informações da sua conta. É também para serem interativos e de fácil toque e para funcionarem em diversos layouts e fatores forma. Esses aplicativos ocupam o palco central, enquanto o sistema operacional fica em segundo plano.

Característica dos hardware para o windows 8

- Terá placa de vídeo compatível com DirectX9
- Resolução superior ou igual a 1024x768
- Espaco livre no HD em 32 bits será de 16GB
- Processador 1 GHz, arquitetura 32 ou 64 bits
- RAM 1GB 32 BITS OU 2GB 64 BITS.

Melhorias

Alem da novidade da interface Metro, muitas janelas e ferramentas de uso já tradicionais do Windows sofreram reformulações e passam a oferecer mais funcionalidades.

O gerenciador de tarefas é uma destas ferramentas e agora passa a oferecer diagnósticos precisos de tráfegos de dados e desempenho.

task-manager-2-e1330610997937.jpg

Uma funcionalidade interessante do novo gerenciador de tarefas diz respeito aos processos que desconhecemos e estão “rodando” em nossa máquina, agora basta clicar com o botão direito e escolher a opção “Procurar online” que uma pesquisa é feita sobre aquele processo na internet e um relatório é exibido no browser.

Até a simples tela de Copiar/Colar/Mover sofreu alterações e agora mostra um gráfico da velocidade com que a ação é executada.

Windows-8-consolidated-copy-paste1.jpg

Velocidade

Certamente esta era uma fraqueza dos sistemas Windows, a sua demora em inicializar o sistema operacional. Mas isto tudo tende a virar passado pois de a cordo com um video lançado pelo MSDN Blog o Windows 8 carregou de fora instantânea, chegando aos 2 segundos para completar suas tarefas e liberar o uso.

O segredo para esta maravilhosa façanha na verdade não está na hora de ligar mas sim, na hora de desligar o sistema. diferente dos antigos Windows ele irá guardar informações como se estivesse entrando em modo de hibernação, o que permite que estes dados sejam resgatados com muto maior velocidade. Os testes apontam uma velocidade maior em torno de 70%.

Windows_8_Boot_Time.jpg