Microsoft WebMatrix

Disciplina
Compiladores - 2011.1
Tema
Microsoft WebMatrix
Alunos
Thiago Dourado
Jefferson Menezes
Professor
Osvaldo Requião

Microsoft WebMatrix

É uma ferramenta feita para desenvolvimento e criação de páginas e aplicativos na web, em servidores que dêem suporte à plataforma ASP.NET.

Para que seu site esteja bem feito, você precisará de recursos avançados, tanto na edição como na publicação. O WebMatrix tem um ambiente integrado para desenvolvimento de sites, com servidor para testes, editor para o código fonte e banco de dados, possui suporte ao MySQL e SQL Server, publicação integrada com FTP, plug-ins de diversos fornecedores como WordPress, Joomla e Umbraco.

A instalação é fácil e automatizada, sendo feita online e reconhecendo seu sistema e suas dependências de softwares a serem instaladas junto com o WebMatrix.

40381-01.jpg&sa=X&ei=zw2_TdLkAYfe0QHC-bDGBQ&ved=0CAQQ8wc4FA&usg=AFQjCNFa5YCePcwreOKvBtTXP5dWE00PhA

O Microsoft WebMatrix apesar de proporcionar com que qualquer um crie facilmente um web site, desde o desenvolvimento até a publicação dando acessos a ofertas para hospedagem mais apropriada, é uma ferramenta gratuita.

Desenvolvimento

O WebMatrix oferece alguns templates que poderão ser usados na criação do site, possui modelos para diversos temas de páginas como restaurantes, fotografias, etc. Mas se os templates nativos não agradarem pode-se escolher outros que foram desenvolvidos e compartilhados por outros usuários.

A ferramenta dá suporte a várias linguagens como: HTML, ASP, ASPX e PHP entre outras.

No pacote Microsoft WebMatrix estão inclusos: IIS Developer Express, SQL Server Compact 4.0, Ambiente de programação baseado em ASP.NET.

2011-03-28-webmatrix.jpg

A interface adotada pela WebMatrix é simples e bastante amigável, muito parecido com o Office, possui recursos tradicionais para editores de código fonte como realce de sintaxe.

Em caso de erro ou dúvida o editor oferece a opção de preenchimento automático de tags e dicas para linguagens HTML e CSS.

7026.WebMatrix01.png&sa=X&ei=VRC_Tb7DKsTa0QHym43WBQ&ved=0CAQQ8wc4jQI&usg=AFQjCNEZLhRuvjNngKEf7Bi1j1E04rO41A

Manipulando banco de dados

Para manipular bases de dados no WebMatrix também é muito simples, apenas escolhendo a conexão desejada, logo depois de configurado o usuário poderá manipular a base de dados, alterando, criando, incluindo, apagando e muito mais.

Trata-se de uma interface bastante simples e não apresentará dificuldades mesmo para os iniciantes.

database.jpg&sa=X&ei=3BW_TeWZOMbd0QGHqZ2iBg&ved=0CAQQ8wc&usg=AFQjCNEfmTSCdrfRxRj_Blgem8Jt03wO-w

Publicação

Como dito anteriormente o WebMatrix, traz consigo uma relação de servidores para hospedagem, facilitando para o usuário a escolha que melhor lhe satisfaz.

WebMatrix18-400x307.png&sa=X&ei=fRW_Te2TGYiL0QGcvIXtBQ&ved=0CAQQ8wc4ew&usg=AFQjCNFBcvS9BS9U3Vmi0MyPdOaVRGauMg

Relação com compiladores

Conforme aprendido na disciplina de compiladores podemos afirmar que o WebMatrix não é um compilador, é uma ferramenta que faz análise e tem como entrada linguagens de alto nível, possui editor estruturado como parte do ambiente oferecido como recurso independente, mas vinculado a uma definição específica de uma linguagem com suporte da ferramenta.

Manipula textos como um editor de textos normal, mas direcionado para fontes das linguagens suportadas, verifica se as entradas estão corretas, complementa e coloca automaticamente palavras chaves reservadas, procura por delimitadores de blocos de programas.

Finalizando o WebMatrix, não é um compilador, e sim uma interface de desenvolvimento onde seu código será compilado por um programa da Microsoft responsável pela compilação .NET.

Conclusão

O WebMatrix é uma ferramenta voltada para os iniciantes, aplicações de pequeno e médio porte, onde o principal objetivo é facilitar para o usuário inexperiente, facilitando o aprendizado e despertando o interesse com desenvolvimento web com ASP.NET, contribuindo em vários aspectos que uma pessoa nesse estágio de aprendizado, normalmente, ainda não tem condições de conhecer.

Essa ferramenta também serve para despertar o interesse de profissionais de outras plataformas pois o WebMatrix oferece um ambiente parecido com a outras e evita que, em um primeiro momento, o profissional tenha que se familiarizar com conceitos exclusivos do ASP.NET.

Referências:

http://www.superdownloads.com.br/materias/conheca-microsoft-webmatrix.html
http://www.microsoft.com/web/webmatrix/workspaces.aspx?templang=pt-br
http://3dn4ldo.blogspot.com/2011/02/web-matrix.html
http://jorgedantasrj.wordpress.com/2011/02/21/criando-sites-com-microsoft-webmatrix/
http://www.joomlaavancado.eti.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=21:web-matrix-ferramenta-de-desenvolvimento-web&catid=8:microsoft&Itemid=9

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License