Visual Studio Team System

VISUAL STUDIO TEAM SYSTEM

1.Introdução

A Ferramenta Visual Studio Team System, basea-se em um plataforma para resolver as questões relacionadas á Gerência do Ciclo de Vida de um determinado programa, esta gerência é denominada tecnicamente como Application Lifecycle Management (ALM), isto independente da plataforma de desenvolvimento utilizada seja ela Java, .Net, VB etc.

Características principais

Colaboração.
Gestão do código fonte.
Previsibilidade do projeto .
Integração de todo o ciclo de desenvolvimento de software.
Qualidade de Software.

2. Aplicabilidade

Devido a Busca do amadurecimento em um ciclo de desenvolvimento de um programa, as empresas que os fabricam, necessitam de uma ferramenta que os auxiliem na gestão deste ciclo, principalmente no que diz respeito ao tempo de entrega, e previsão do andamento do projeto como um todo, uma vez que a ferramenta gera mais de 15 relatórios, o que dá subsídios para o gestor provisionar dificuldades bem como manter um padrão de qualidade do Software que está em processo de desenvolvimento.

3.Visão geral do ALM

ALM seria, assim como o VSTS, um conceito de gerenciamento/gestão, que abrange do início ao fim de um software, observando os pré-requisitos, o código, testes, versões, a arquitetura de desenvolvimento, no que diz respeito ao ciclo de vida de uma aplicação.

4. Características e funcionalidades

Utliza de uma metodologia de acompanhamento de todo o Projeto de Software em todas as suas etapas, desde a concepção passando pelas etapas de pré-requisitos, analise de código, versionamento e testes intermediários e finais. Temos também de falar sobre o controle de alterações do código, basicamente épossível com o VSTS saber quem fez determinada alteração no código fonte, e saber também que solicitou esta modificação, devido ao gerenciamento de tarefas que são distribuídas entre a equipe de desenvolvimento.

5.Diagramação do Visual Studio Team System

vsts.JPG

Analisando o diagrama podemos veririficar que a estrutura do VSTS trabalha em uma arquitetura de três camadas: a camada cliente, a camada de aplicativo e camada de dados, mas o que seriam estas camadas ?

O TFS é um servidor global, onde compartilha todas as informações do andamento das atividades realcionadas as tarefas das equipes no dia a dia, vale ressaltar que o TFS pode ser implementado em vários servidores que podem ou não estar alocados no mesmo lugar fisicamente, já que é possível compartilhar as informações pela Web, isso torna a ferramenta muito útil também em questões de terceirização de códigos para outras empresas permitindo um amplo controle da tarefa solicitada e do produto devolvido, inclusive com testes antes do código ser inserido no repositório, evitando códigos com Bugs.

Na Camada intermediária estão:

Reporting Team Build, Project Management, Version Control, Work Item Tracking

Visual Studio Team Suite é constituído por aplicações com as seguintes funcionalidades:

Testes Unitários: Ferramenta permite testar as classes de negócios de forma automatizada, sem ser necessário a camada de apresentação, cobertutura de código,

Avaliação de performance: Funciona como um otimizador de código visto na matéria de compiladores, a ferramenta identifica trechos de código que não serão utilizadas e/ou possuem uma lógica que pode ser melhorada.

Analise estática de código

Testes manuais

Loading, testes de carga com simulações de massas de dados e avaliação da performance com essas massas.

Métricas de código com a função de facilitar a manutenção do seu projeto através do microsoft project, permitindo saber inclusive o tempo gasto pelo desenvolvedor para realizar determinada tarefa que foi delegada através do VSTS.

Visual Studio Team System x Compiladores

O VSTS é um comceito de Ciclo de vida de uma aplicação, por tanto não é um compilador, e para tal, utiliza-se de uma ferramenta também utilizada em um compilador como a avaliação de performance, onde é possível identificar trechos de códigos que não estão sendo utilizados, papel que é desenvolvido por um compilador na sua fase de compilação.

Referências:

http://linhadecodigo.com.br/artigo/2284/visual-studio-team-system-mais-qualidade-aos-times-de-desenvolvimento-de-software.aspx

http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/2284/visual-studio-team-system-mais-qualidade-aos-times-de-desenvolvimento-de-software.aspx

http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.dotnetcurry.com/%28X%281%29S%28gq4jd5455eazdq553lxawtfq%29%29/ShowArticle.aspx%3FID%3D358&rurl=translate.google.com.br&twu=1

http://www.vstsbrasil.net/group/visualstudioteamsystem/forum/topics/duvidas-sobre-o-vsts

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License