Sharepoint

Universidade Católica do Salvador - UCSAL
Componentes:
Ane Gleide da Conceição de Araújo - e-mail: moc.liamtoh|enaojuara#moc.liamtoh|enaojuara
Leonardo Leandro Fiúza – e-mail: moc.liamg|azuifll#moc.liamg|azuifll

Assunto: SharePoint

1.Introdução

O SharePoint é um produto da Microsoft que tem por finalidade fornecer uma plataforma que visa uma integração corporativa entre organização e internet, permitindo criação e configuração de sites com mais facilidade, permitindo o gerenciamento de informações, podendo realizar o gerenciamento de todo este site. Os ambientes que podem usar o SharePoint são: internet, intranet e extranet. Ela possui APIs e serviços. É considerada como uma ferramenta administrativa.

Ele pode ser implantado em:

a) Máquina física;
b) Máquina virtual;
c) Como serviço hospedado.

Ele é basicamente estruturado na seguinte forma: Web Application, Site Collections, Library, List, Coluns, WebParts, Views, Site Templates.

2.Visão Geral do SharePoint 2010

Existem várias versões do SharePoint e atualmente a mais utilizada é SharePoint 2010

A Microsoft define uma visão geral do SharePoint, dividido em seis áreas com o intuito de integração:

image_2.png

Cada área descrita acima possui funcionalidades particulares, como será descrito a seguir:

a) SharePoint Sites: única infraestrutura para fornecer recursos de portal e colaboração entre intranet, extranet e Websites. Ele traz aos usuários juntos para compartilhar informações, dados e experiência em organizações.

image_4.png

b) SharePoint 2010 Comunidade: auxiliam as pessoas a trabalharem juntas de maneira mais eficaz. Comunidades permitem às pessoas colaborar em grupos, compartilhar conhecimentos e idéias, conectar-se com colegas, e encontrar informações facilmente. Podemos definir como Computaçao Social como blogs, wikis e RSS, possibilitando a captura de conteúdo informal. Além do My Site, uma espécie de rede social corporativa.

image_6.png

c) SharePoint 2010 Conteúdo: Com o SharePoint, todos os usuários tem facilidades para participar de todo fluxo de criação de documentos e conteúdos (criação, divulgação e revisão) seguindo normas pre-definidas pelas organizações.

image_58.png

d) SharePoint 2010 Busca: oferece aos usuários a capacidade de encontrar de forma rápida e fácil conteúdo, informações e pessoas em um sistema integrado, independente se o conteúdo é interno ou externo.

image_10.png

e) SharePoint 2010 Composição: os usuários podem responder rapidamente às necessidades dos negócios, criando suas próprias soluções customizadas sem programação, por meio de um rico conjunto de blocos de construção, e ferramentas self-service. A ideia é que os os usuários possam criar soluções robustas de negócio e colaboração sem necessidade de apoio da área de TI.

image_14.png

f) SharePoint 2010 Percepção: permite que os usuários acessem e interajam com informações estratégicas para o negócio. Ele capacita os usuários a descobrir as pessoas certas e fornece expertise para tomadas de decisão dos negócios de forma ágil. Entre os indicadores estão Scorecards, Dashboard e gráficos que podem ser construídos de forma intuitiva através da interação com os dados.

image_12.png

3. Arquitetura
De uma forma geral a plataforma SharePoint é uma aplicação ASP.NET, construída no SQL Server executando no Windows Server. A seguir será apresentado o diagrama com os blocos de construção.

0882.Fig01.png

4.Objetivos na utilização

O uso do SharePoint possui objetivos que são dependentes entre si e importantes para a escolha do seu uso que são:

a) Colaboração: é a comunicação realizada entre usuário e especialistas em TI, que interagem, onde é possível cada um colaborar de alguma forma.

b) Interoperabilidade: é a realização da comunicação de forma transparente com o intuito de interagir entre o cliente e as ferramentas disponíveis.

c) Plataforma: possui um conjunto de objetos e ferramentas de desenvolvimento.

5. Componentes Básicos

Os componentes básicos do SharePoint são:

•Windows Server 2003, 2008, 2008R2 ou Windows 7 no SharePoint 2010
•.NET Framework 2.0 (ASP.NET 2.0)
•.NET Framework 3.0 (Windows Workflow Foundation)
•Servidor Web. (IIS 6.0 ou superior)
•Servidor de Banco de Dados (SQL Server Express 2005,2008,2008R2 ou Superior)
•Servidor de Email (opcional)
•SharePoint Designer 2010 (opcional)
•SharePoint Workspace 2010 (opcional)

6.Linguagens e plataformas

As linguagens são necessárias para desenvolvimento do Sharepoint. Vale salientar que só é necessário aprender as linguagens que se aplicam as funcionalidades se aplicam a organização.

•C # / VB.NET / NET Framework
•ASP.NET
•HTML / CSS
•ECMAScript
•Silverlight / XAML
• XML

7.Ferramentas de Desenvolvimento SharePoint

Visual Studio 2010: Principal ferramenta de desenvolvimento do Sharepoint. Contém grande variedade de tipos préconfigurados para facilitar a codificação.

SharePoint Designer 2010: Criação de soluções sem codificação, possui grande variedade de cenários comuns, a partir de sites de colaboração e publicação na web para a linha de negócios de integração de dados, soluções de business intelligence, e fluxos de trabalho humano.

Visio 2010: Permite criar fluxos de trabalho SharePoint para posteriormente serem importados utilizando o SharePoint Designer 2010, e depois serem executados no SharePoint 2010.

8. Vantagens e Desvantagens

Vantagens:

a) possui infraestratura que possui favilidade de implementação;
b) é uma ferramenta gerenciadora de negócios;
c) permite criação de componentes web;
d) possui integração com o Microsoft Office;
e) compartilhamento de informações;
f) reduz custos com ferramentas.

Desvantagens:

Sharepoint pode ser utilizado em computação nas nuvens. A grande desvantagem é que para utilizar este tipo de tecnologia na nuvem, ainda existe uma deficiência de alguns provedores em suportar esta tecnologia.

Ainda existe dificuldade de provedores em garantir segurança para essa aplicação.

9. Vídeos

A seguir será apresentado alguns vídeo com o intuito de auxiliar na criação, construção de relatórios e demonstração do Shareponit.

Criando um Sharepoint

Construindo Relatórios Microsoft Sharepoint 2010 Insights

Demonstração de busca

10. Relação com a matéria compiladores

O Sharepoint tem relação direta com a disciplina de compiladores. A relação é a possibilidade de implantação de um servidor Web front-end do Office SharePoint Server .

Segundo a Microsoft Corporation, um servidor Web front-end é um subconjunto de um servidor de aplicativos e todos os recursos são disponíveis em um servidor de aplicativos, onde os requisitos de software do servidor Web front-end são iguais aos requisitos de software do servidor de aplicativos.

Portanto existe um reaproveitamento dos requisitos de um servidor já existente.

Analogicamente com o conceito de bloco de front-end que corresponde a parte ou subparte do compilador que depende da linguagem fonte, o servidor Wev front-end depende do servidor de aplicativos.

11. Referências Bibliográficas

AMORIM, Wagner. Introdução ao Microsoft SharePoint Server 2010. Disponível em: <http://wagneramorim.wordpress.com/2011/04/06/introducao-ao-microsoft-sharepoint-server-2010/>
Acesso em: 12 out. 2011.

BLOG DA EQUIPE DO MICROSOFT SHAREPOINT. Escrevendo um controle seletor de pessoas do SharePoint 2010 para Silverlight. Disponível em: < http://blogs.msdn.com/b/sharepoint_br>. Acesso em: 12 out. 2011.

MICROSOFT. Microsoft Sharepoint 2010. Disponível em: < http://www.pa.com.au/microsoft/products/sharepoint_content.htm>. Acesso em: 12 out. 2011.

Microsoft Sharepoint. Disponível em: < http://www.octium.eu/en/index.php/information-systems/implementation/microsoft-sharepoint>. Acesso em: 13 out. 2011.

ROMANO, Rodrigo. Introdução ao desenvolvimento com SharePoint 2010. Disponível em: <http://rodrigoromano.net/2010/10/27/introduo-ao-desenvolvimento-com-sharepoint-2010>. Acesso em: 12 out. 2011.

SCHULZ, Alex. Visão Geral do SharePoint 2010. Disponível em: < http://blogs.msdn.com/b/alexschulz/archive/2009/12/08/vis-o-geral-do-sharepoint-2010.aspx>. Acesso em: 12 out. 2011.