Scrumm E Fdd
scrum_israeli_logo.bmp

Conceito

SCRUM

O SCRUM é um processo de desenvolvimento ágil de um produto, ou a administração de qualquer trabalho iterativo e incremental. O mmesmmo é desenvolvido para fazer entregas de produtos rapidamente com baixos custos respeitando as constantes mudanças nos requerimentos. Por ser muito caro e difícil de ser aplicado, pode gerar perda de renda ou a falência na empresa.

segue abaixo um Video mostrando como fazer um Quadro SCRUM:

FDD

FDD(Feature Driven Development), também, é uma metodologia ágil para gerenciamento e desenvolvimento de software. Essa metodologia combina as melhores práticas do gerenciamento ágil de projetos com uma abordagem completa para Engenharia de Software orientada por objetos. Seus princípios e práticas proporcionam um equilíbrio entre as filosofias tradicionais e as mais extremas, proporcionando uma transição mais suave para organizações mais conservadoras.

O lema da FDD é: "Resultados freqüentes, tangíveis e funcionais."

SCRUM & FDD

É possivel a combinação proveitosa entre a FDD e o Scrum. A SCRUM tem uma metodologia ágil de gerência de projetos. O SCRUM tem o arcabouço geral do ciclo de vida do produto. Porém, o mesmo nao oferece técnicas para engenharia do produto. Nesse momento que é importante a colaboração da FDD.

Combinando Scrum para o Gerenciamento + FDD para Engenharia de Software na figura abaixo:

scrum.png

SCRUM x COMPILADORES

Um compilador é um software que traduz um texto-fonte, gerando um texto-objeto, escrito em uma linguagem objeto de programação, de baixo ou alto nível, que será executada. O SCRUM não é um compilador, pois o objeto a ser criado não irá ser executado. Porém, é viável dizer que o SCRUM é uma metodologia que coleta qualquer coisa que represente um trabalho que precisa ser feito para o produto, chamado de Product Backlog. Após a SCRUM Teams analisar todos esses trabalhos, irá definir a ordem que os requisitos serão produzidos pela equipe de desenvolvimento do produto. Ou seja, essa metodologia realiza parte das tarefas do compilador, mas, não é um compilador.

Referências:

http://improveit.com.br
http://www.heptagon.com.br
Jornal O GLOBO (DOMINGO, 15 DE FEVEREIRO DE 2009)
www.google.com.br
http://www.scrum.org.br/

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License