Portable Ubuntu
ubuntu.JPG

Introdução

Antes de falar sobre o portable ubuntu, iremos falar um pouco sobre o sistema operacional Ubuntu, que é um dos mais famosos sistemas operacionais baseado em Linux, reconhecido pela facilidade e praticidade no seu uso e assemelhando-se um pouco a plataforma Windows.
O Ubuntu é um sistema operativo Linux completo, com software totalmente gratuito e livre, fácil de utilizar, com milhares de programas disponíveis em praticamente todos os domínios. Construído em volta do núcleo GNU/Linux baseado no Debian, sendo o sistema operativo de código aberto mais popular do mundo.
A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas.

Criado em cima da versão 8.04 do Ubuntu o Portable Ubuntu chegou para facilitar a vida dos usuários que não vivem sem o seu Linux, mas que utilizam o Windows para realizar tarefas especifica e também para usuário que desejam conhecer um pouco do ambiente do Ubuntu.

Definição

O portable ubuntu é uma versão simplificada e enxuta do Ubuntu que roda no próprio sistema Windows como um aplicativo, sem precisar instalar nada e nem criar partições para que ele funcione, é preciso apenas que o descompacte em qualquer lugar (podendo até ser em um pen drive) e executar, apesar de ter vários recursos do Ubuntu, ele não vem com todos os recursos nem com todos os programas, porém, os programas podem ser instalados normalmente.

Barra de Menu

Após entrar em execução ele abre uma barra principal com 3 submenus, sendo eles o Aplication, places e o system, de interessante além desses submenus é o botão sair(que desativa o portable ubuntu).

1°imagem.JPG

O application compõe-se dos aplicativos do portable ubuntu, como por exemplo: editores de texto, jogos, navegadores, multimídia etc.
2.JPG

Places compõe-se principalmente dos diretórios e pastas do portable ubuntu, também pode fazer algumas configurações como por exemplo: alterar opções de idioma, resolução, aparência ,acesso a rede, impressoras e atualizações para o seu sistema.
3.JPG

System compõe-se principalmente das ferramentas administrativas do portable ubuntu. Nela pode ser feita alterações de cor, colocar imagem de fundo etc.
4.JPG

Aplicativos

O Portable Ubuntu apresenta poucas opções de aplicativos. Alguns dos aplicativos que se destacam no Portable Ubuntu são: Mozilla Firefox (Um dos principais navegadores de internet atualmente), Pidgin (É um mensageiro instantâneo), Movie Player (Tocador de mídia), Jogos básicos, Organizador de fotos e outros aplicativos.
Como já dito anteriormente, o Portable Ubuntu permite instalar ou remover programas como por exemplo : Open Office, Amsn, GIMP, Amarok etc.
6.JPG

Características Importantes

Vantagens

• Qualquer alteração feita na configuração do Portable Ubuntu será salva independente do local em que for utilizado.
• É fácil a manipulação entre as telas dos sistemas (Windows / Portable Ubuntu).
• Pode ser executado em um pendrive, DVD, pasta do Windows etc.

Desvantagens

• Necessita-se de máquina de alta performance. Em máquinas single core o desempenho não é dos melhores, pois exige muito do processador, além disso, ele usa bastante memória.
• Espaço mínimo de 2 Gb para ser executado, isso sem programas adicionais.

Compiladores x Portable Ubuntu

Ao questionar-se em qual ponto o Portable Ubuntu tem relação com a funcionalidade dos compiladores, partimos de uma definição geral e funcionamento de ambos para estabelecermos nosso ponto de vista.
Compilador: Um programa, que faz parte do software básico, que traduz um texto fonte escrito numa linguagem de programação de alto nível para um outro texto equivalente (texto objeto) escrito numa linguagem de programação de alto ou baixo nível, que propicie execução futura.
Portable Ubuntu: Uma versão portátil do gigante Ubuntu. Tendo vários recursos reduzidos, poucos programas instalados e a interface limitada a uma barra.
Baseado no conceito de compiladores, pode-se afirmar que após o processo de compilação, o computador (hardware) é capaz de entender as instruções determinadas por um ser humano, pois o que estava escrito em linguagem humana agora encontra-se em linguagem de máquina.
Da mesma forma que os seres humanos não compreendem a linguagem das máquinas (0´s e 1´s) ao ponto de conseguir se comunicar com elas dessa forma. Sendo assim, faz-se necessário o uso de um sistema operacional para que este possa interpretar para o hardware os comandos realizados pelo usuário e assim retornar uma resposta inteligível por este. Em outras palavras, o sistema operacional traduz os comandos do usuário para o hardware e a resposta do hardware para o usuário, estabelecendo assim uma comunicação eficaz entre ambos.

Fontes de Pesquisa

http://pplware.sapo.pt/tutoriais/portable-ubuntu-804-para-windows/
http://www.baixaki.com.br/download/portable-ubuntu.htm
http://www.ubuntu-br.org/
http://www.ubuntu.com/
http://www.psl-ba.softwarelivre.org/
http://www.wikipedia.org/

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License