Plataformas Wiki

PLATAFORMAS WIKI

A plataforma wiki é um sistema de produção textual colaborativo, onde é permitida a livre e coletiva construção de texto por um grupo de autores. Na informática plataforma significa o padrão de um processo operacional ou de um computador que constitui a idéia de que um programa pode ser executado em qualquer computador. Wiki é um software colaborativo que permite aos usuários editar informações nas páginas neles contidas.

O primeiro Wiki foi criado por Ward Cunningham, em 1995, e chamava-se Portland Patter Repository. Com o sucesso do sistema surgiram outros wikis que se tornaram um tipo de ferramenta importante para fins pedagógicos. Essa tecnologia veio para estimular estudantes ao aprendizado por uma nova utilização do espaço virtual.

Os documentos de produção textual colaborativo podem ser acessados utilizando um navegador comum ou qualquer software capaz de ler linguagens HTML. Normalmente a edição pode ser realizada sem qualquer revisão de conteúdo. Seus mecanismos mais comuns são o ActiveX ou um plug-in tradutor de instruções gráficas.

Os wikis proporcionam maior facilidade de uso, por não necessitarem de registo nem de autenticação, integração com sistemas de banco de dados, não possuem fins lucrativos, apoio a vendas, aprendizagem informal e suporte a aplicação. Por outro lado, alguns usuários podem editar informações incorretas durante a edição dos textos.

Para criação de um wiki é necessário instalar o wiki no servidor, maioria dos servidores disponibilizam o wiki gratuitamente. Após isso, a pagina inicial será feita pelo próprio navegador e logo, para o endereço inicial do servidor será colocado um barra (/) que ao ser clicada poderá ser editada.

Todas as instruções de edição e formatação variam de acordo com a finalidade do wiki. Em cada página encontram-se links com assuntos relacionados facilitando o acesso a outras informações. Em alguns são criados grupos de usuários com privilégios diferentes para evitar informações incorretas sendo publicadas.

BIBLIOGRAFIAS
http://twiki.fe.up.pt/bin/view/ASI21011T2/----%2BTrabalho0-Grupo7
http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/revistainstrumento/article/viewFile/314/288
http://www.compos.org.br/files/10ecompos09_MarceloBenevides.pdf

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License