OBA - Noite

Componentes: Juari de Souza Leite, José Carlos de Souza Motta Júnior, Renato Dourado Neves
Turma: Noite
Tema: 14 Padrões de solução OBA

oba6.jpg

INTRODUÇÃO

Os OBAs (Office Business Applications) pertencem a uma categoria de Aplicativos que ajudam as empresas a tornar seus sistemas de Linha de Negócio (LOB) mais abrangentes. Os OBAs aumentam o poder da plataforma Office para solucionar problemas empresariais.

Muitas pessoas passam a executar trabalhos significativos fora do processo formal da linha de negócio. Os OBAs ajudam a simplificar esta interação por serem utilizados dentro dos processos informais que os trabalhadores realmente seguem. Sistemas LOB podem ser perfeitamente integrados com o sistema Microsoft Office para tornar o sistema LOB muito mais acessível.

São sete padrões OBA, alistados abaixo, seguidos de suas descrições e seus subpadrões conforme especificados pela Microsoft:

1. Aplicativos OBA como canal de alcance
2. Integração de documento
3. Interface do usuário composta
4. Fluxo de trabalho do documento complementar
5. Navegação de descoberta
6. Site colaborativo
7. Tarefas e notificações geradas pelo aplicativo

Descrição dos Padrões

1. Mostra como estender a funcionalidade do aplicativo LOB a uma base de usuários maior.
2. Fornece diretrizes sobre como gerar documentos do Office usando aplicativos LOB e incorporar dados LOB em documentos do Office.
3. Descreve a composição de várias interfaces do usuário do aplicativo em um documento do Office ou página da Web do SharePoint.
4. Mostra como controlar e monitorar processos centrados em documentos por meio do uso do fluxo de trabalho.
5. Fornece uma forma mais natural de interagir com dados comerciais do sistema LOB para mostrar como é possível descobrir dados pesquisando vários aplicativos LOB.
6. Fornece diretrizes sobre como aumentar processos comerciais estruturados usando uma colaboração humana desestruturada.
7. Mostra como usar o Outlook como uma interface do usuário primária e atuar em tarefas e alertas geradas pelo aplicativo LOB.

Os padrões são divididos em subpadrões para melhor entender todos os padrões OBA, que fornecem diretrizes mais detalhadas dos padrões que serão descritos logo a baixo:

Subpadrões dos Padrões OBA

1. Direção integrada – componentes personalizados que fornecem dados comerciais de maneira personalizada na interface do usuário composta usando serviços. Integração mediada – camada intermediária abstrai a comunicação em ambas as extremidades; acoplamento menos rígido, declarativa e orientada a serviços.
2. Documento gerado pelo aplicativo – gerado pelo sistema LOB (usando o processo de lote no lado do servidor). Também é possível usar a Integração direta ou mediada. Documentos inteligentes – dados do sistema LOB incorporados diretamente no documento (controles de conteúdo, intervalos nomeados).
3. Interface do usuário composta controlada por contexto – componente da interface do usuário personalizado vinculados aos eventos e ao contexto do aplicativo (dados específicos ou perfis de usuário). Modo de exibição composto em malha – Web Parts conectáveis para criar/detalhar interfaces do usuário compostas (modos de exibição BI no SharePoint).
4. Composição de RSS e Web Services – modo de exibição composto em malha para RSS e Web services. Análises – modo de exibição composto em malha para painel de análise.
5. Não existe subpadrões
6. Não existe subpadrões
7. Tarefa simples e entrega da notificação – fluxo unidirecional de uma tarefa e atribuição a alguém por meio da notificação por email. Sincronização da tarefa – sincronização bidirecional de tarefas no Outlook. Tarefas e notificações inteligentes – descreve como tomar ações com base na tarefa atribuída. Tarefas e notificações baseadas em formulários – descreve como integrar formulários do InfoPath para se obter uma validação e automação mais avançadas das regras comerciais.

Como utilizar os Padrões OBA?

A Figura abaixo é utilizada pela Microsoft para ilustrar como deve-se proceder à escolha de um padrão OBA na fase de design do desenvolvimento da solução de um problema:

fig_a.jpg

Esses passos devem ser seguidos para a escolha do padrão OBA mais apropriado que atende aos requisitos de um problema. Depois de seguidos esses passos faz-se necessário dispor de recursos a seguir recomendados: SO (Windows: XP, Vista), Sistema Office 2007 e/ou SharePoint e de uma versão recente do Internet Explorer.

Uma entidade (organização, empresa, etc) que possui um sistema LOB (linha de negócio) para registrar informações comerciais ou de um ramo específico, mas que possui apenas um grupo exclusivo como usuário desse sistema; pode, por exemplo, utilizar uma solução baseada em cliente Office (Excel, Outlook, etc) e ainda fazer o modo de exibição através de uma Web Part do Sharepoint no ambiente web, disponibilizando as informações para outras pessoas que precisam, mas que estão distantes fisicamente ou não têm acesso ao sistema LOB.

O que vai ocorrer é uma integração do sistema LOB com o cliente Office e os dados (informações) serão migrados do sistema LOB (ex: SAP, onde apenas poucos usuários podem acessar) para o cliente Office (ex: Excel, onde provavelmente todos poderão ter acesso) ou para uma Web Part do Sharepoint através da web para que usuários remotos possam também ter acesso às informações do sistema LOB.

Ilustração:

fig5.jpg

Qual a relação com Compiladores?

É possível fazer a integração dos padrões OBA com o “back end” - bloco do programa que depende exclusivamente da máquina - de outros sistemas, como por exemplo, com o sistema ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) e o CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente)

VÍDEO

Comentários de Lewis Levin, Corporate VP, sobre o Office Business Applications - que surge para ajudar desenvolvedores a construir novos tipos de aplicativos usando o Office como uma plataforma.

Ver Vídeo!

OBA_VIDEO.jpg

Se não conseguiu assistir o vídeo, então acesse o link: [http://channel9.msdn.com/ShowPost.aspx?PostID=203534]

REFERÊNCIAS

http://msdn2.microsoft.com/pt-br/magazine/cc337889.aspx
http://blogs.msdn.com/wcamb/archive/2008/02/27/oba-composition-reference-toolkit-no-caminho-das-aplica-es-compostas.aspx
http://msdn2.microsoft.com/en-us/architecture/aa699381.aspx
http://www.sap.com/brazil/company/sapforum2006/palestras/16_03_Sessoes_Paralelas_Solucoes/Sao_Paulo_2_ESA_NetWeaver/2_Petrobras_Sobral.pdf
http://channel9.msdn.com/ShowPost.aspx?PostID=203534
https://www.obacentral.com/newtooba.aspx

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License