Ms Sql 2008 Novidades

Universidade Católica do Salvador
Autor: Calin Hohlenwerger
Assunto: Ms Sql 2008 Novidades

sql2008.gif

O Ms-Sql é um sistema de gerenciamento de banco de dados, criado pela microsoft, que tem a função de ajudar aos seus consumidores a gerenciar qualquer tipo de dado sem qualquer limitação de tempo ou espaço. Com a versão do ms-sql 2008, o gerenciamento ficou ainda mais prático, com uma plataforma de dados ainda mais confiável e capaz de armazenar qualquer tipo de dado, seja ele estruturado, não estruturado ou semi-estruturado, como imagens ou arquivos de mídia avançados. Tudo isso internamente, em um banco de dados.

O ms-sql 2008 oferece um conjunto de dados tais como busca, sincronismo, análise, pesquisa e consulta. Com essa mais nova atualização do ms-sql, foram incorporados os mais altos níveis de segurança, gerando uma plataforma de dados mais confiável e produtiva, tornando o sql um banco de dados ainda mais robusto e desejado por administradores de grandes datacenter a estações de trabalho.

A mais nova atualização do ms-sql 2008 é a versão R2 que demorou aproximadamente 2 anos para ser desenvolvido. Uma das suas principais atualizações é que uma única instância do sql pode agora ser executada por 256 processadores lógicos. Anteriormente só poderiam ser executada por até 64 processadores lógicos. A atualização promete também poder ser executada com até 2 terabytes de memória o que se torna uma ótima atualização para o mercado de grandes instituições.

Os principais novos recursos são:

Gerenciamento baseado em diretivas

Possibilita a criação e a execução de diretivas configuradas em pelo menos um servidor de banco de dados. Através delas, é possivel garantir que as configurações padrões sejam aplicadas e mantidas em cada possivel servidor de banco de dados de destino. E, é possivel alocar essas diretivas em um banco de dados específico,de forma que cada diretiva só seja usado no banco que o administrador desejar.

diretivas%20foto%201.gif exemplo do recurso de gerencimento baseado em diretivas.

Multiple Server Interaction e Configuration Server

Essa ferramenta é muito útil pra quando se desejar fazer consultas em servidores diferente simulteamente. Caso queira, você poderá registrar seus servidores no Management Studio e depois agrupa-los. Quando desejar executar uma diretiva ou uma consulta essa feramenta será bastante útil.

Data Colletor

É uma ferramenta que facilita a tarefa de coleta de dados relacionados ao gerenciamento, com essa ferramenta pode-se utilizar o SQL Server Agent e o SSIS ( SQL Server Integration Services) para gerar uma função que colete e armazene os dados e essa ferramenta oferece também uma manipulação de erros e história de coletas.
data%20collect.PNG

Novas funções de compactação

Com a nova versão se pode fazer a compactação em dois niveis, de linha e de página. É possivel também fazer a compactacao em nivel de backup. Há tambem o resource Governor, esse recurso permite que se defina os valores do recursos ou agrupamento de cargas de trabalho que poderá ser usar durante uma execução. Com ele tambem, se pode criar um ambiente no qual diversas cargas de trabalho trabalhem simultaneamente em um servidor sem que ocorra uma sobrecarga no servidor e reduza o desempenho das outras cargas de trabalho.
09107_sqlgovernor_1.jpg

Hot ADD CPU

Permite adicionar CPUs novas um servidor de banco de dados sem afetar a disponibilidade dos bancos de dados que ele contém, porém ele so será util usando a versão Windows Server 2008 Entreprise Edition ou o Datacenter Edition e exige também a Enterprise Edition do SQL Server 2008.
hotaddcpu.jpg

Criptografia

A criptografia foi aprimorada com o surgimento de dois novos recursos: Gerenciamento extensível de chaves e Criptografia transparente de dados.
O gerencimento extensivel de chaves permite que uma estrutura armazene (não só no próprio banco como também fora dele) com seguranca as chaves usadas na criptografias.
A criptografia transparente de dados permite que a criptografia de dados seja uma uma propriedade do banco de dados e não somente o resultado de funções em uma linha de código.

crip2.PNG

O video abaixo apresenta um tutorial do Ms Sql 2008.

Referências Bibliograficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_SQL_Server Acesso em 12/04/2010
http://www.microsoft.com/sqlserver/2008/pt/br/default.aspx Acesso em 15/04/2010
http://sqlserver-brasil.blogspot.com/2010/04/novidades-t-sql-no-sql-server-2008.html Acesso em 13/04/2010
http://decipherinfosys.files.wordpress.com/2008/06/dc_3.jpg Acesso em 16/04/2010

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License