Linq Tarde

Conceito

Com o grande avanço e maturidade, por parte dos programadores, de conceitos de Orientação à Objeto que antes eram vistos como novidade, tais como Classes, Herança, Objetos e Métodos, surgiu como desafio a redução da complexidade em acessar e integrar informações que não são definidas na Orientação à Objeto, tais como os Bancos de dados relacionais e o XML. Com o LINQ (.NET Language Integrated Query), tem-se uma facilidade de consulta para várias fontes de informações (não apenas para bancos relacionais e XML) no .NET Framework da MIcrosoft.

Os operadores e as definições da LINQ serão parte integrante da CLR (Common Lnguage Runtime). Devido a estajunção, essa nova tecnologia possuirá recursos de dados fortemente tipados, bem como a busca na melhora de performance baseada na arquitetura .NET.

A LINQ estabelece um conjunto de operações de consulta que podem ser utilizados com qualquer tipo de fonte de dados. São definidos operações de consultas que podem ser utilizados em qualquer linguagem baseada no .NET Framework. Uma outra inovação é de que outras pessoas podem implementar outras operações com foco em uma tecnologia qualquer ou até substituir por operaçãoes próprias.

imgLINQ

Como vimos na imagem acima, a LINQ independe da linguagem de programação e também das diversas fontes de dados sobre as quais irá se conectar.

Então basicamente temos a LINQ como uma forma de unificar consultas utilizando uma sintaxe única. Com certeza isso vem a facilitar a vida do programador, já que ele não vai ter mais que conhecer profundamente a sintaxe de manipulação de um XML, de um banco de dados relacional, etc…

LINQ to XML ou XLINQ

É a utilização do LINQ para manipular estruturas em XML, seja esse XML em memória ou em arquivo armazenado em disco.

LINQ to Objects ou LINQ over in-memory objects

É o uso do LINQ para manipulação de objetos que estão em memória, por exemplo em uma coleção como uma List<> Genérica.

LINQ to SQL ou DLINQ

É a implementação para manipulação no Banco de dados SQL Server. Ele permite fazer um mapeamanto dos objetos dos bancos de dados e gerar as classes necessárias para possamos realizar os mais diversos tipos de consultas e operações no Banco de dados. Lembrando apenas que o DLINQ é voltado apenas para o SQL Server.

LINQ to Entities

O Linq to Entities é mais flexível que o DLINQ, já que está ligado ao ADO.NET Entity Framework, que é uma feature da próxima versão do ADO.Net.

Conceito de LINQ de acordo com a ótica de compiladores

Vejo a LINQ como o segmento de uma tendência das Linguagens de programação de cada vez mais implementarem o conceito de "Como fazer", aumentando cada vez mais o nível das linguagens. O alto nível de abstração e uma grande portabilidade são características marcantes dessa nova Linguagem de acesso a dados da MIcrosoft.

Componentes da equipe

- Daniel Pontes
- Danielle Moreira
- Cheli Mendes

Referencias de Pesquisa

- Revista .Net Magazine ano 04 ed. 47
- http://www.microsoft.com/brasil/msdn/Tecnologias/arquitetura/LINQ.mspx