Kurumin

Universidade Católica do Salvador – UCSAL

Componentes:
Ane Gleide da Conceição de Araújo - moc.liamtoh|enaojuara#moc.liamtoh|enaojuara
Anderson Amaral da Silva – rb.moc.lob|laramaredna#rb.moc.lob|laramaredna
Rodrigo Souza dos Santos– rb.moc.azuosogirdor|otatnoc#rb.moc.azuosogirdor|otatnoc

Assunto: Kurumin

1. INTRODUÇÃO

O Kurumin é uma repartição do sistema operacional Linux, que é um sistema de código aberto (software livre). É uma distribuição que não teve mais continuidade a partir do ano de 2008, sendo um programa que roda em uma unidade de CD-Rom convencional e também pode ser instalado em uma unidade de disco. Ele é totalmente escrito na língua portuguesa, sendo um grande facilitador para o seu uso aqui no país.

Tem como referência os sistemas Knoppix, Kanotix, e Debian e por isso possui compatibilidade forte com os arquivos nas extensões de cada sistema citado.

2. KURUMIN

É um programa restritamente destinado para ambientes domésticos, e portanto é facilmente utilizado por qualquer usuário. Comparando com os sistemas operacionais com licenças pagas, o Kurumin é o semelhante do sistema operacional Windows no que diz respeito as suas funcionalidades. Possui características bem especificas, sendo um sistema leve, fácil de manusear, de instalar, consome uma quantidade muito pequena de memória, permite utilizar áudios em formato mp3, visualizar vídeos, e acessar a internet através de seus navegadores como o Firefox. Pelo fato do sistema não possuir mais atualizações, ele não é recomendado para computadores mais modernos e sim para equipamentos
mais antigos.

Assim como o Windows trabalha com programas associados, como o pacote Office, o Kurumin também possui programas associados a ele como por exemplo:

a) Opera, Firefox : são navegadores usados para acessar a web;
b) OpenOffice: aplicativo para suporte a escritório como planilhas, editores de textos, apresentadores de slides, editor de operações matemáticas, ferramenta de desenhos, dentre outros;
c) Amarok: aplicativo de músicas;
d) Kaffeine: aplicativo de vídeos.

Os ambientes do Kurumin são semelhantes ao do Windows. A tela de apresentação ou área de trabalho é mostrada da seguinte maneira:

Kurumin-7.0r3.png

Figura 1: Tela inicial.

3. INSTALAÇÃO

Como informado anteriormente a sua principal faceta e o fato de não haver problema com instalação, pois o mesmo foi idealizado para rodar através da unidade de CD-Rom, mas não poderia deixar de mostrar que existe o lado negativo que seria a impossibilidade de se utilizar outros recursos como ouvir uma música ou ver um DVD pelo fato da unidade de CD-Rom está impedindo até mesmo poder fazer instalação de outros programas e personalizar a sua área de trabalho, então na etapa de instalação vamos mostrar como deixar a unidade livre e instalar o Kurumin direto no disco.

Após o sistema ser carregado através da unidade de CD-Rom basta seguir os passos descritos abaixo:

I – Vá até o ícone que fica no menu K.

Configuração do Sistema -> Instalar Kurumin/Linux no HD

flickr:5673820484

Figura 2: Tela com menu para instalação.

II - Então será exibida tela inicial de instalação, clique OK.

III – Será solicitado que ative o suporte Ultra-DMA, clique em SIM.

Obs: Se você tem unidade de CD-Rom ou Disco rígido mais antigo, faça a opção de não ativar o recurso Ultra-DMA, pois terá problema.

IV – Agora informe qual o disco rígido que será feita a instalação.

V – Será necessária efetuar o particionamento do disco, na opção QtParted, será mostrada uma tela de informações do aplicativo, clique OK.

VI – Clique sobre /dev/hda.

VII – Na guia device /dev/hda que marcou como segue tela abaixo, clique com botão direito do mouse na opção &Resize.

flickr:5673997618

Figura 3: Configuração do QtParted.

VIII – Como demonstrado na tela abaixo, clique e arraste ate que na guia espaço liberado (Free Space Before) tenha espaço ideal, recomendo no mínimo 2,5GB.

flickr:5673997656

Figura 4: Redimensionar a Partição.

IX – Agora que liberou espaço em disco, vá ate o local que esta com espaço livre e selecione &Create.

X – Então será exibida a tela Create Partition, e so alterar a opção Partition Type para Linux-swap e na opção Size deixa com 512MB, igual a tela abaixo.

flickr:5676066267

Figura 5: Tela para criar a partição.

XI - Com o botão direito do mouse clique na opção free e selecione &Create, então será exibida a mesma tela Create Partition, então e só selecionar e marcar OK.

XII – Na figura que parece um disquete clique para salvar as alterações, então será exibido uma tela solicitando a confirmação então basta clicar YES.

XIII – Basta aguardar a conclusão do processo e clique em OK, basta fechar o programa e na tela de aviso clique em OK, lembrando que nessa etapa se aparecer algum erro reinicie o computador e inicie novamente a instalação.

XIV – Tudo ocorrendo conforme previsto será exibida uma tela com informações da partição SWAP, partição auxiliar do S.O, então selecione a opção SIM, se faz necessária a formatação da partição selecione OK e depois SIM.

XV – Agora selecione a partição que será instalado o Kurumin e marque OK.

XVI – Nesta etapa será solicitada qual opção de formatação, selecione ext3 clique OK e logo após SIM.

XVII – Então será exibida uma tela igual a que segue na figura seguinte informando que será feita a cópia dos arquivos para seu disco, marque OK e aguarde.

flickr:5676066309

Figura 6: Cópia dos arquivos de instalação.

XVIII – Na próxima tela será exibida informando que a instalação esta concluída, marque OK.

XIX – Informe o nome do seu computador.

XX – Essa etapa será mostrada tela solicitando a configuração de rede, marque NÃO fica para uma outra etapa.

XXI – Chegamos numa etapa importante da instalação no qual solicita a senha “root” conta com permissões completas no sistema (Administrador), preferencialmente uma senha segura e importante não esqueça essa senha.

XXII – Se faz necessário também criar a senha do usuário do sistema, seguindo o mesmo procedimento feito para o root.

XXIII – Em seguida exibira uma tela para a configuração do gerenciador de boot (LILO) então marque a opção SIM.

XXIV - Vamos efetuar a configuração do LILO. Se você já possui o sistema operacional Windows instalado no seu computador, marque SIM. Então no arquivo que foi aberto basta remova todos # que se refere a partição Windows, igual a tela abaixo, salve o arquivo e feche.

flickr:5676629206

Figura 7: Tela de edição usando KEdit.

XXV – Siga as orientações de configuração a seguir:

a) Tem impressora ligada ao PC, então selecione a opção ATIVAR que o servidor Cups vai habilitar o suporte a impressoras.

b) Também exibirá uma tela de suporte ACPI recurso do gerenciador de energia que se aplica ao uso nos notebook’s, se estiver instalando em um equipamento deste marque a opção SIM, caso contrário NÃO.

c) Para fazer a montagem automática do CD-Rom, marque a opção SIM.

d) E na última tela marque a opção NÃO e então a tela informando que a instalação foi concluída será exibida como demonstrada abaixo.

flickr:5676066447

Figura 8: Instalação concluída.

XXVI – Agora sim pode usufruir do Kurumin, instalado no seu disco.

O vídeo a seguir, faz a demonstração de forma bem prática e resumo do que foi detalhado no item acima:

4. CONCLUSÃO

Assim, e possível concluir que o sistema de código fonte aberto Kurumin, foi uma excelente obra prima desenvolvida por Marimoto, porém devido a extinção do projeto desse sistema o mesmo não está mais presentes nos computadores domésticos atuais, onde deixou de existir as manutenções das atualizações desse simples, leve e prático sistema operacional.

O Kurumin, por se tratar de um sistema operacional muito semelhante ao Windows e a grande aceitação dos usuários domésticos até o ano de 2008, poderia ser um grande concorrente do Windows, o sistema operacional de origem particular e mais presentes nos computadores pessoais atualmente, fazendo com que essa distribuição do Linux estivesse sendo competitivo no mercado, para uso de desktops pessoais em todo mundo.

Caso tal situação retratasse a atualidade, poderia estabelecer que uma grande maioria da população brasileira iria adotar o Kurumin como o sistema operacional mais presentes em seus computadores.

As principais distribuídoras e montadores de computadores destinados ao uso doméstico, já iriam dispor no mercado seus produtos com o sistema Kurumin. Destacando a sua interface equivalente ao do Windows e superando outros sistemas com o seu excelente desempenho, portabilidade, facilidade de instalação e mobilidade.

5. COMPARATIVO DO TEMA COM A DISCIPLINA COMPILADORES

O Kurumin teve como base outros sistemas, portanto seus desenvolvimento partiu de uma idéia já existente, o Sistema Operacional Debian, com um escopo básico, existindo o reaproveitamento do mesmo. A idéia é que ele foi desenvolvimento partindo dos princípio da ténica de bootstrapping.

Por se tratar de um sistema operacional desenvolvido na plataforma Linux, ele pode ser comparado com o classificação em relação a plataforma (conceito para compiladores), do tipo cruzado, As técnicas com as quais foram desenvolvidas partiram de uma plataforma e ser executado tanto na plataforma desenvolvida quanto qualquer outra plataforma diferente.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GOOGLE. Kurumin. Disponível em: <www.google.com.br>. Acesso em: 24 abr. 2011.

GOOGLE. Kurumin: desvendando seus segredos. Disponível em: <www.google.com.br>. Acesso em: 24 abr. 2011.

GOOGLE. Manual de instalação e utilização do Kurumin. Disponível em: http://ensino.univates.br/~monitores/documentos/manual_instalacao_kurumin.pdf. Acesso em: 24 abr. 2011.

GUIA DO HARDWARE.NET. Kurumin 7. Diponível em: http://www.hardware.com.br/kurumin/. Acesso em: 23 abr. 2011.