JavaFX
javafx_logo_color_1.jpg

INTRODUÇÃO

JavaFX é um open-surce, rico para a construção de plataforma cruzada dispositivo aplicações e conteúdos, que interage com outros aplicativos da linha J2ME, J2EE e J2SE, ou seja ele é totalmente voltado para os variados dispositivos de consumo e computadores acionados pela tecnologia Java.Projetado para permitir a fácil criação e implantação de aplicativos usado para o desenvolvimento e Rich Internet Applications (RIA), facilitando o trabalho e a distribuição do sistema, além de aproveitamento de código.
O JavaFx é baseado no conceito ‘common profile’ onde se tem o maior aproveitamento do código facilitando em muito o trabalho dos desenvolvedores. Proporciona áudio e vídeo de alta fidelidade, gráficos vetoriais, animação e serviços Web para aplicações móveis e desktops por meio de uma linguagem de scripting simples, mas poderosa.

JavaFX foi criada para ser um grupo de produtos, de onde derivam o JavaFx Script e o JavaFX mobile:

javafx_platform.jpg

JavaFX Script

É uma nova linguagem de programação projetada para o desenvolvimento de interfaces Swing/AWT/Java2D, ela é voltada para o desenvolvimento e implantações rápidas e fáceis de aplicações ricas, animadas, imersivas e dinâmicas, dando aos desenvolvedores o poder de criar rapidamente aplicativos content-rich para a mais ampla variedade de clientes, inclusive dispositivos móveis, set-top boxes, desktops e até mesmo discos Blu-ray.
O JavaFX Script é uma linguagem de script declarativa e orientada a objetos, com sintaxe simplificada. É bem diferente do Java tradicional, mas já possui plugins para Eclipse e Netbeans para facilitar o desenvolvimento e deve ampliar o alcance do Java no mercado.

JavaFX Mobile

É um sistema de software completo para dispositivos móveis, foi o primeiro da linha a ser criado pela Sun, ele permite que se realize o desenvolvimento de pequenas aplicações até o total gerenciamento do sistema. Mediante licenças de OEM, ele está disponível para operadoras, fabricantes de telefones e outras empresas interessadas em desenvolver novos serviços relacionados.
Dentre as principais características estão os serviços básicos de mensagens (SMS, MMS,etc) , browser, suporte a música e vídeos, e total integração com a API do Java, software updates , frameworks de segurança, multimídia, telefonia e um engenho de avançado de funções gráficas , entre outros.

Java Sun RIA

Fácil criação de progressão de conjunto de atividades específicas afins a que se dedica um computador e a depender do objetivo pode auxiliar na escrita, manipular textos, números, gráficos. Com o avança da internet melhorou aparentemente o seu funcionamento apresentando compatibilidade entre idéias e comportamentos com muitas formas de dispositivos, oferecendo experiências diversas com o conteúdo da WEB avançada como se fosse um aplicativo.
Existem vários objetivos com intuito de melhorar a aprendizagem como:

  • Fazer o layout posicionar e ter o controle do tamanho;
  • Gerar animações e os gráficos;
  • Unir serviço na WEB com objetivo de obter e gravar várias vezes na mídia;
  • Empregar funções do JavaFX no media player;
  • Adquirir conhecimento no desenvolvimento de um (Aplicações Ricas para Internet).

Esta linguagem tem como público alvo analista de sistemas que tenham conhecimentos em Java podendo usar Javafx1.0 e também a versão mais recente Javafx1.1 media browser.

A móveis RIA (Aplicações Ricas para Internet) “Javafx Mobille”, está disponível para a transferência para os computadores através da Sun Microsystems, esta é uma linguagem ambiente que puxa a WB utilizando aplicações desktop e browser aproveitando de uma vantagem que é a interatividade JavaFX Móbile em uma versão móvel.

A Sun foi apoiada quando lançou “JavaFX SDK1.1”, com versão mais atualizada que contem normas que executa ação a fim de obter resultado na RIA para desenvolvimento.

A Sun Java RIA tem sua principal estratégia qualificar com tecnologia de difusão, utilizando um grande número de conhecimentos.

As aplicações têm o seu código em volta da arquitetura permitindo ao computador-cliente, com sua própria memória e disco rígido, comunicar-se com um servidor sempre que precise de dados, ficando para o cliente utilizar a tela com os seus ícones, esta interação e aplicação quem faz é o cliente, ficando claro a importância no sincronismo das interações.

javafx-20090206160326.jpg

Voltada para o desenvolvimento de aplicações multimídia, a plataforma tem grande apelo para a parte do design.

É um fato: uma das melhores linguagens para se trabalhar atualmente (e com maior demanda no mercado por profissionais especializados) é o Java. Queridinha das aplicações para web, celulares e smartphones, uma de suas características fundamentais é rodar em diferentes dispositivos, independente do sistema operacional que o comanda.

No final do ano passado, a Sun Microsystems disponibilizou uma versão da linguagem voltada especificamente para a construção de aplicações ricas, conhecidas como RIAs. Chamada de JavaFX (pronuncia-se em inglês), ela é voltada para o desenvolvimento de aplicações multimídia, com grande apelo para a parte do design.

“Um diferencial do JavaFX para outras RIAs é que ele já roda em cima de uma máquina virtual Java, com todas as bibliotecas que a plataforma Java possui, independente do sistema operacional”, afirma Mauricio Leal, gerente de programas Sun Develop Network. Segundo o executivo, aplicações que foram desenvolvidas em Java podem ser facilmente incrementadas com o uso do JavaFX e a versão para dispositivos móveis será anunciada em breve.

Outra funcionalidade interessante da linguagem é a possibilidade de criar um applet - aplicativo que é executado dentro de um outro programa – que pode ser facilmente transferido para o desktop. Uma analogia possível é a criação de uma página na web com uma série de widgets para Windows Vista. Para que o usuário instale esse widget no seu desktop, basta arrastá-lo até a coluna da direita, onde ficam os aplicativos.

Alegria dos designers

Um dos principais objetivos da criação do JavaFX foi simplificar o máximo possível à plataforma de desenvolvimento. A facilidade em duas frentes: tanto para o programador conseguir usar recursos de design originais da ferramenta, como para os designers, que podem salvar criações feitas no Photoshop ou Illustrator na extensão JavaFX, por meio de um plugin instalados nesses programas.

designer.jpg

“O JavaFX mistura Swing e Java 2D. A linguagem é muito simples. Mesmo para os profissionais que não têm conhecimento de Java, o aprendizado da tecnologia leva em torno de uma semana de estudo”, diz Leal.

Para conhecer mais sobre JavaFX e baixar o SDK e o plugin para designer, acesse o site http://JavaFX.com// ou http://javafx.com/pt_BR/downloads/.

Relação com a disciplina compiladores:

Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um “bytecode”, ou seja,o compilador Java traduz o código fonte da linguagem, que é um programa encontrado na pasta bin da instalação do JDK, para um código pré-compilado, que é executado por uma máquina virtual e um conjunto de bibliotecas de classe que disponibilizam uma série de serviços para esse programa.Esse processo de compilação e execução chega a ser até 20 vezes mais lento que a linguagem C, mas isso não impede que o Java seja implantado com qualquer tipo de software. A JVM cria um ambiente virtual para o Java independente da máquina que você estiver trabalhando, isso deu ao Java o grande impulso para sua propagação ser tão elevada quando comparada as outras linguagens.
O JavaFx Mobile está incluso no conceito de compiladores, pois, ao contrário do JavaFX Script, ele traduz um texto fonte escrito numa linguagem fonte de programação de alto nível em outro texto objeto escrito numa linguagem objeto de programação de alto ou baixo nível, propiciando uma execução futura.

Equipe de Criação

  • Rafael Costa - moc.liamg|ass.atsocafar#moc.liamg|ass.atsocafar
  • Raul Lobo - rb.moc.oohay|azuosoboluar#rb.moc.oohay|azuosoboluar
  • Romério Marcos - rb.moc.12kcilc|6ojuarak#rb.moc.12kcilc|6ojuarak

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

http://javafx.com
http://info.abril.com.br/professional/desenvolvimento/javafx-a-maquina-de-rias-da-su.shtml
http://nodesign.wordpress.com/2007/11/27/javafx/
http://www.code.venuthomas.net/pt/2009/03/the-first-basic-overview-of-javafx/
http://blog.caelum.com.br/?s=silverlight
http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaFX
http://eriwen.com/jfx/html
http://blogs.sun.com/amyo/resource/javafx

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License