IIS Smooth Streaming
Silverlight_Logo.jpg

Steve Sklepowich (clique para ver o vídeo), gerente do grupo de mídia e publicidade da Microsoft explana o novo produto de multimidia da empresa.

Antes de entender o que é o IIs Smooth Streaming é necessário falar sobre o Silverlight, que é uma poderosa plataforma de desenvolvimento para a criação de aplicações multimídia e aplicações de negócio para a Web, desktop e dispositivos móveis.

O Silverlight é um plug-in gratuito alimentado pela NET. Compatível com vários navegadores, dispositivos e sistemas operacionais para trazer um novo nível de interatividade, sempre que a Web funciona. Com suporte para integração de dados avançados, multithreading, vídeo em HD usando o IIS Smooth Streaming, e construído em proteção de conteúdo, o Silverlight permite os aplicativos online e offline para uma ampla gama de negócios e cenários de consumo.

A principal características do Silverlight é:

• Envolver mais os usuários e fazer a maior parte de seu conteúdo com características interativas e de alta definição de vídeo streaming ao vivo e entregues através de on-demand IIS Smooth Streaming.

• Criar usuário "buzz" e diferenciar-se com recursos inovadores, como o Deep Zoom e dinâmica, o que ultrapassa os limites da interatividade e visualização de dados e fornecer novas maneiras de apresentar a sua marca.

• Silverlight permite que os aplicativos baseados na Web forneçam a funcionalidade de procura de usuários de negócios com uma moderna e eficiente interface de usuário, enquanto segura interagir com arquivos do desktop, dispositivos, dados e aplicativos como o Microsoft Office.

Smooth Streaming é uma das maiores novidades em termos de distribuição adaptação de mídia na internet. Smooth Streaming oferece uma experiência de alta qualidade de visualização de distribuição de conteúdo seja para mídia ao vivo ou sobe demanda, fazendo verdadeiras experiências de mídia HD 1080p uma realidade.

Smooth Streaming é a versão produzida da primeira tecnologia usada pela Microsoft para oferecer vídeo sob demanda nos Jogos Olímpicos de 2008 para o NBCOlympics.com. Smooth Streaming otimiza a reprodução de conteúdos, passando a qualidade de vídeo em tempo real, ou seja, analisa constantemente as condições da banda e a performance local de renderização de vídeo para transmitir com a melhor qualidade possível.

Os espectadores com conexões de alta largura de banda e computadores modernos podem experimentar Full HD de 1080p de qualidade, enquanto outros com menor largura de banda ou mais computadores recebem o fluxo adequado para as suas capacidades.
Smooth Streaming usa o conceito simples, mas, poderosa de entrega de pequenos fragmentos de conteúdo (normalmente de dois segundos de vídeo) e verificar se cada um chegou no momento oportuno e jogou de volta ao nível de qualidade esperado. Se um fragmento não atender a esses requisitos, o fragmento seguinte será entregue a um nível de qualidade um pouco inferior. Inversamente, quando as condições permitirem, a qualidade dos fragmentos subseqüentes será em um nível superior.

Para criar apresentações Smooth Streaming, o conteúdo é codificado em vários níveis de qualidade, normalmente a cada nível em seu próprio arquivo completo, utilizando uma ferramenta de compressão, tais como o Expression Encoder 3 ou um produto parceiro. O conteúdo é entregue através de um Smooth Streaming habilitado IIS servidor de origem. Uma vez que o servidor de origem IIS recebe uma solicitação para a mídia, irá criar dinamicamente na cache fragmentos virtuais a partir dos arquivos de vídeo e entregar o melhor conteúdo possível para cada usuário final. A vantagem dessa abordagem, fragmento virtual, é que o proprietário só precisa de conteúdo para gerenciar arquivos completos em vez de milhares de arquivos de conteúdo pré-segmentados.

Smooth Streaming oferece às empresas de mídia uma maneira melhor para fazer full HD na Web uma realidade. Ele oferece a implantação do código livre e simplificada de gerenciamento de conteúdo para os criadores de conteúdo e redes de distribuição de conteúdo. Para usuários finais, a melhor experiência de visualização de vídeo vai trazer a viabilidade e qualidade da televisão HD para seus sites favoritos de vídeo na web.

O início de uma sessão em Smooth Streaming segue os seguintes passos:

1. O cliente pede o ficheiro .ismc ao servidor.

2. Após a recepção do ficheiro, selecciona o conteúdo pretendido e prepara a reprodução do ficheiro tendo em conta os parâmetros de codificação (codecs, bit rate, resolução).

3. Envia um URL com o conteúdo seleccionado e parâmetros seleccionáveis (bit rate e posição), exemplo para ficheiro NB.ism, bit rate 400000, tempo 610275114 ns: http://vid.foo.com/NB.ism/QualityLevels(400000)/Fragments(video=610275114)

4. Recebe pedido e consulta o .ism para saber a localização física do ficheiro .ismv/a pretendido.

5. Lê o ficheiro .ismv/a e procura o fragmento que contém a posição indicada pelo cliente.

6. Retira o fragmento e envia como um ficheiro independente que pode ser guardado em outros locais da rede para o caso de outro cliente enviar o mesmo pedido URL.

Relativamente à detecção da qualidade da rede, está a cargo da aplicação Silverlight do lado do cliente, o servidor não interfere neste passo. A aplicação cliente analisa os tempos de download dos fragmentos, estado de ocupação do buffer, entre outros indicadores, e decide quando deve pedir vídeos com maior ou menor qualidade. Se os vídeos com codificações diferentes estiverem bem sincronizados, a troca de streams será transparente para o utilizador.

image_02F7E19A.png

Referências:

http://www.iis.net/media/experiencesmoothstreaming

http://msdn.microsoft.com/pt-br/magazine/ee336032.aspx

http://www.microsoft.com/brasil/windows/silverlight/default.mspx