Gadgets do Windows Vista

Pesquisa sobre Gadgets do Windws Vista realizada por: Louise, moc.obolg|660leafar#leafaR e moc.liamg|sairafonavlis#onavliS

Conceito

Gadgets são mini aplicativos postados na área de trabalho. Este recurso pode ser utilizado no Windows Vista e também, no Linux e tem como finalidade, facilitar inúmeras tarefas.

Os gadgets podem ser usados para mostrar informações, como as horas, funcionalidades com recurso à Internet (feeds) e para controlar aplicações externas, como o Windows Media Player. Podem ser executados na área de trabalho do Windows Vista e também na Windows Sidebar (painel na área de trabalho, à direita ou à esquerda).

Gadgets_1.jpg
Fig.01 - Windows Sidebar e exemplos de Gadgets (em close)

Existem três tipos de gadgets:

  • Gadgets de barra lateral - São executados na área de trabalho do Windows Vista. É uma página HTML.
  • Gadgets de Web - São executados nas páginas Windows Live Spaces e Live.com
  • Gadgets SideShow: executados em dispositivos

Vantagens

  • Aplicações leves
  • Customização da Área de Trabalho
  • Aumento da produtividade
  • Praticidade
  • Informações atualizadas

Desenvolvimento

Para desenvolver um Gadget, é necessário ter conhecimento em HTML, XML, CSS E JavaScript.

Um gadget é formado por um arquivo HTML e por um arquivo XML. O arquivo XML é um elemento de ligação. Ele é encarregado de guardar informações, definições de autoria, descrição, nome, ícones, entre outros, e links para o arquivo HTML. O arquivo HTML, por sua vez, contém links para outros arquivos. Pode utilizar estilos (CSS) e scripts (Javascript).

Estrutura Básica de um Gadget

A estrutura básica para um Gadget simples: devemos criar um diretório e adicionar um arquivo chamado "gadget.xml", que equivale ao arquivo de manifesto do Gadget. Esse manifesto é um arquivo XML que define as propriedades do gadget, como nome, ícone, autoria, etc.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<gadget>
<name>Bom Dia!</name>
<namespace><!-_locComment_text="{Locked}"->microsoft.windows</namespace>
<version><!-_locComment_text="{Locked}"->1.0.0.0</version>
<author name="Usuario">
</author>
<copyright><!-_locComment_text="{Locked}"->© 2008</copyright>
<description>Exemplo criado para demonstrar o uso do gadget</description>
<icons>
<icon height="48" width="48" src="logo.png"/>
</icons>
<hosts>
<host name="sidebar">
<base type="html" apiVersion="1.0.0" src="default.html"/>
<permissions><!-_locComment_text="{Locked}"->full</permissions>
<platform minPlatformVersion="1.0"/>
<defaultImage src="teste.png"/>
</host>
</hosts>
</gadget>

Exemplo de Arquivo "gadget.xml"

No exemplo acima, o Gadget será exibido com o título "Bom Dia!" e com as informações gerais indicadas em <author>, <copyright> e <description>, além de ser representado pela imagem "teste.png" que corresponde ao seu ícone. Segue abaixo uma descrição das principais tags do arquivo "gadget.xml":

Tag Descrição
<name> Nome dado para o Gadget e exibido na galeria de seleção.
<author> Nome do autor (pessoa ou empresa) que criou o gadget. Estas informações são exibidas ao selecionarmos o botão "Exibir Detalhes" (em inglês, "Show Details"), no painel que se abrirá na seqüência. Note que também é possível informar uma URL e um ícone relacionado ao autor em tags internas (<info> e <logo>).
<copyright> Informações de direitos autorais.
<description> Uma breve descrição do gadget e sua funcionalidade, também para exibição no painel de detalhes.
<icon> Ícone do gadget que será exibido na janela da "Galeria". Se um ícone não for informado, uma imagem padrão será exibida para o gadget.
<host name="sidebar"> Esta tag não deve ser alterada, já que estamos falando de gadgets para serem executados usando a barra lateral ("Sidebar") como "host" da aplicação.
<base src="default.html"> Nesta tag indicamos qual a página principal que deverá ser exibida quando o gadget estiver adicionado à barra lateral. Neste exemplo, utilizamos o nome "default.html", mas o arquivo pode ter outro nome, desde que tenha a extensão .html.

Estados do Gadget

Um gadget pode assumir dois estados:

  • Docked
  • Undocked

Um gadget assume o estado Docked quando está acoplado à barra lateral e Undocked, caso contrário. Quando um gadget não está acoplado, torna-se flutuante. O padrão de um gadget acoplado é 130 x 130 px. A largura é fixa, mas a altura pode sofrer alterações. Um gadget pode ser alterado apenas se estiver desacoplado, pois não há restrições de largura e poderá ser posicionado em qualquer local da área de trabalho.

Para um gadget assumir esses estados, é necessário um código em JavaScript e cada um
deles retornará um boolean.

Publicação

Os gadgets globais ficam armazenados na pasta Program Files\WindowsSidebar \Gadgets. Existem também os gadgets locais, para usuários específicos.

Para criar um gadget. Basta criar uma pasta dentro da pasta Gadgets com a extensão .gadget, ou então, basta criar o gadget numa pasta, zipar e mudar a extensão .zip para .gadget.

Gadgets_3.jpg
Fig.02 - Galeria de Windows Gadgets

Gadgets úteis e gratuitos para o Vista

  • Outlook Info - Mostra uma série de informações do Outlook, incluindo o número de e-mails não lidos, coisas á fazer e um link para o calendário.
  • Media Player - Um media player com um skin sofisticado.
  • Magic Folder - Ajuda a categorizar e mover arquivos. Quando você arrasta um arquivo .doc para o gadget, ele o salva na pasta Meus Documentos, por exemplo.
  • CT Control - Mostra informações do sistema, permite acesso rápido para as opções de Desligar e Logoff, além de ter um cronômetro.
  • Screen Snaper - Permite tirar screenshots.

Compiladores e Gadgets para o Windows Vista

Assim como o conhecimento de Compiladores, é importante, não apenas para quem vai trabalhar diretamente com eles, pois, esse conhecimento pode ser aplicado em diversas áreas a fim de melhorar e otimizar os processos; os Gadgets do Windows Vista, proporcionam um ganho na produtividade, informação em tempo real, praticidade, dentre outras coisas, otimizando o trabalho a ser realizado.

Referências