Ferramentas de Teste Software

FERRAMENTAS DE TESTE DE SOFTWARE

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

INFORMÁTICA

Por:

Fabio Rogério dos Santos

Gabriel Ramos Daltro

Jefferson de Menezes Couto

* INTRODUÇÃO

Hoje, com o grande avanço da tecnologia e facilidade de acesso a internet, grande empresas e empreendimentos tendem a garantir cada vez mais a segurança e desempenho de seus aplicativos e softwares, requerendo assim uma grande dedicação para que se possa obter melhorias e grandes resultados. Passando-se assim a designar profissionais especializados para desenvolver técnicas, utilizar ferramentas e desenvolver medidas para tal, e consequentemente o papel do programar passa a ser somente o de desenvolver, sendo assim, uma nova área passa a surgir dentro das empresas com ambientes específicos para testes. Como em algumas empresas, que já estão tendo esta preocupação e precaução que se para obter bons resultados.
Algumas vezes quando paramos para analisar quais tipos de problemas podem acontecer com o software, muitas vezes só nos vem a cabeça a “falha” de implementação, mas quando se faz uma análise devida, pode-se perceber que há muito mais do que se pode achar. Abaixo uma lista que defeitos que podem ser encontrados:

- Falha de Arquitetura
- Falha no Desenho
- Falha de Requisito
- Falha de Análise
- Falha de Implementação
- Falha de Teste
- Falha de Configuração

* DEFINIÇÃO

Teste de Software foi criado para identificar parte por parte do código fonte de um sistema, diminuindo os erros encontrados no mesmo e facilitando a correção desse código fonte para que com isso garanta a qualidade do software. O seu principal objetivo é produzir software de alta qualidade e baixo custo. No processo de desenvolvimento do teste de software foi criado técnicas de verificação e uma delas foi a VV&f (Verificação, Validação e Teste), que tem a função de minimizar a ocorrência de erros e riscos associados.

* TESTES

- Inspeções: Requisitos, Casos de Uso e Código Fonte.
- Unidade
- Integração: Entre as Classes e Sistemas.
- Elaboração de Casos: Tem como base Requisitos e Casos de Uso; Valores Limites; Partições de Equivalência e Cenários de Negócio.
- Sistema: Tomando como partida casos e métodos manuais e de execução automática.
- Aceite: Tem como referência situações de negócio.
- Requisitos não Funcionais: Estresse, Carga e Segurança.

* VANTAGENS

- Ganho em resultados em relação a preservação da qualidade do software tendo como resultado uma boa avaliação por parte dos consumidores .
- Diminuição de gastos para manter o software por conta de menor número de problemas encontrados no software desenvolvido.
- Aumento no comprometimento e dedicação financeira na área de testes para garantia de qualidade.

* FERRAMENTAS DE TESTE DE SOFTWARE

JUnit

É umas das ferramentas conhecida como framework que é usada para fazer testes de software, com a função de verificar e validar sistemas em desenvolvimento para garantir a qualidade do produto. Usando-se o JUnit pode-se prevenir “bugs” por motivos de códigos mal feitos, essa ferramenta também é mais confiável podendo mexer no seu código sem medo de falhas.

JUnit_Architecturedefinition.png
Selenium

São ferramentas que são utilizados para criação de testes funcionais para web, seu teste é executado em qualquer browser com suporte a Java Script. Os seus componentes são: Selenium-Core: O seu teste é feito diretamente pelo browser; Selenium-Ide: é uma extensão do Firefox, cada ferramenta tem a sua Linguagem própria e seus scripts são feitos a mão, o selenium-core retira essa função de escrever o script a mão e fará automaticamente; Selenium-RC: são feitos teste automáticos e usa qualquer linguagem de programação .

selenium_datadriven1.png
Jmeter

É uma ferramenta desenvolvida totalmente com tecnologia Java, sua função é executar teste de carga, essa ferramenta também controla threads, onde se controla o numero de intervalo que cada thread será executado.

jw-0711-jmeter1.jpg
Clover

É uma ferramenta que avalia o impacto dos teste de software, ele lhe dá cobertura de código preciso e detalhado para avaliar a qualidade dessa cobertura, identifica as áreas de cobertura de má qualidade.

TestLink

É uma ferramente web que auxilia na execução de muitas plataformas e servidosres diferentes, pelo fato de ser gratuito isto facilita uso do mesmo para diferentes softwares que o usuário possa testar, o mesmo é desenvolvido em plataformas gratuitas que são PHP e Mysql.

image18.png

* COMPARAÇÃO COM COMPILADORES

A modalidade da técnica de teste de software tem relação com o compilador pois sua função é buscar eliminar erros que possam de alguma maneira, prejudicar o projeto implementado, e em algumas etapas do compilador, como no modelo análise-síntese e no modelo Front-end e Back-end é encontrada uma etapa chamada Rotinas de Tratamento de Erros, que uma suas funções é tentar recuperar algum erro encontrado, dentre outros, buscando assim melhorar o desempenho do software, tanto na sua implementação, como no desenvolver de outros softwares.

* CONCLUSÃO

Concluímos que atualmente o grande problema para o teste de software é o custo alto para desenvolver um projeto, pois podemos depender de vários recursos para finalização do mesmo, afim de diminuir o impacto de erros no usuário final, além de evitar atrasos na entrega. Planejar, gerenciar e analisar o trabalho final faz parte de todo engajamento além de gerar e executar testes de software.

* REFERÊNCIAS