Danielle Romerio Nilson

LOTUS NOTES

É um bom sistema de correio eletrônico, é bastante poderoso, fácil de usar, pode ser adicionado os seus aplicativos, o desenvolvimento pode ser compartilhado procurando melhorar e facilitar a comunicação do grupo de trabalho.

Com a implantação do Lótus Notes o uso de email, possibilita os trabalhadores das empresas se comunicarem de maneira mais dinâmica, possibilitando o fluxo do trabalho com a rapidez das mensagens.

Uma de suas principais vantagens é o recurso lógico que permite a comunicação entre programas diferentes e manipulação de dados. É um sistema “groupware” (calendário, E-mail, compartilhamento de originais e discussões), e também é uma plataforma para desenvolvimento de aplicações otimizadas em formato cliente-servidor e aplicações web. Seu uso para desenvolvimento de projetos e códigos fornecem a potencialidade que facilita a construção de qualquer tipo de aplicações “workflow” ( fluxo de trabalho).

Para permitir o uso de e-mail e calendário através dos navegadores Internet Explorer e Firefox web sobre plataformas Windows, Mac e Linux, o Lotus Notes também habilita o Domino Web Access (acesso a web).

O Lotus Notes permite fazer muitas formas diferentes de exibição e armazenamento de documentos do banco de dados, facilitando a consulta às informações. Proporciona uma maneira de encontrar e dividir dados, facilitando a execução das tarefas e do trabalho em conjunto com outros usuários. Esses usuários podem estar dentro ou fora de sua empresa. Podem estar no seu país ou em qualquer outro lugar do mundo.

O LÓTUS NOTES É COMPOSTO POR:

Servidor que com a execução do software Lotus domínio que assegura o armazenamento dos dados, compartilhando com os usuários da rede na execução das tarefas de roteamento de mensagens, é ele que garante a segurança do banco de dados, exigindo autenticação do usuário e outros servidores e direitos encontrados na lista de controle de acesso.

A estação de trabalho onde o lótus notes é executado, é através dele que as pessoas que estão habilitados conseguem acessar local ou no servidor seus aplicativos. As sessões podem ser abertas em vários servidores simultâneos, pode trabalhar desconectado e depois replicar as alterações ao servidor. Ele também poder ser usado via web, neste caso é necessário colocar o programa navegador (browser).

imagem1.gif

Uma diferença entre ele e os provedores é que o usuário consegue saber o email, o telefone de qualquer funcionário da empresa que ele trabalhe mesmo que o mesmo não tenha lhe dado estas informações, pois é só acessar o endereço que aparece a empresa ou o setor com o nome da pessoa.

As empresas ficam mais tranqüilas utilizando o lótus, pois a segurança de informações dificulta em muito o acesso de pessoas estranhas em acessar o software.

Uma das características marcantes é a facilidade de copiar o banco de dados através da rede utilizando o modem, por causa disso é permitido usar o lótus mesmo que não esteja conectado, fazendo a atualização assim que conectar, esta atualização é feita com os arquivos criptografados( O Notes foi o primeiro aplicativo a usar a Criptografia de chave pública para a autenticação do usuário e para a criptografia dos dados).

O domínio do notes é uma aplicação que ocorre em várias plataformas, orientada por documentação. São usadas diversas linguagens para programação.

O cliente designer serve para construir o banco de dados do lótus, que encontra só no windows. A pesar de existir bastante replicas, a arquitetura de armazenamento é a mesma feita pelos notes, composta pelo UniquelID.

O notes não é considerado uma base de pai para filho. O formulário que existe na documentação notes serve como ligações entre documentos notes designer levando a apresentação e o cliente do lótus a itens de documentos com código e também informações.
Quando uma empresa está usando o lótus, os seus funcionários através do cliente do lótus podem ler, passar email e ter acesso ao banco de dado, isto só é possível, porque o domínio serve de suporte ao cliente pop3 e IMAP.
Algumas diferenças em relação a outras aplicações, do mesmo tipo:

imagem2.gif
  • O Notes requer um 'New Memo' (novo memorando) para enviar um e-mail, além de um Novo Mail.
  • A busca no Notes é por "pesquisa por frase", a mais comum de todos os tipos de "busca", no Notes os usuários precisam esclarecer a forma da pesquisa booleana na busca de uma "string". Com resultado, se os usuários precisam procurar por ‘limão and açúcar’ para a achar a frase que contém a frase que tenha ‘limão com açúcar’. Procurando por ‘limão açúcar’ você não consegue nenhum resultado.

ALGUMAS CRÍTICAS:

  • Muitos usuários finais, particularmente aqueles que usam a mensageria, queixaram-se dos aspectos da interface gráfica para o usuário não sejam intuitivos.
  • A saída de e-mail do escritório foi projetada para limitar o tráfego, emitindo as mensagens para fora do escritório as 2 da manhã apenas em vez de imediatamente depois que as mensagens são recebidas, dando a impressão que o Notes não esta funcionando, o que só foi corrigido nas versões recentes.
  • Configurações para o arquivamento a princípio eram complexos, o arquivo era criado quando o primeiro e-mail era arquivado.
  • Alguns usuários começaram a se confundir com a busca "Starts with" (com estrelas) e as características de busca do texto completo oferecidas.
  • É difícil ler seu e-mail do notes de um arquivo fora do NSF com todo os outros softwares.
1.gif

BIBLIOGRAFIA

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/marilanealmeida/introducaonotes001.asp
http://www-142.ibm.com/software/dre/ecatalog/detail.wss?locale=pt_BR&synkey=I105893X30130U84
http://www.mindomo.com/view.htm?m=6735dcc0c0304f1b4a4bdd78d62dc8b4

COMPONENTES: Danielle, Romério, Nilson.
TURMA: Noite
TEMA: Lotus Notes