Cygwin Project
LOGO.JPG

Cygwin Project

Murilo Araujo de Souza¹, Rafael Rezende², Rodrigo Santos³

¹ Curso de Bacharelado em Informática - Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
moc.liamg|olirumsa#moc.liamg|olirumsa

² Curso de Bacharelado em Informática - Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
moc.liamtoh|ednezerrleafar#moc.liamtoh|ednezerrleafar

³ Curso de Bacharelado em Informática - Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
moc.liamtoh|_sotnas_odid#moc.liamtoh|_sotnas_odid

1. Introdução

O Cygwin project é um conjunto de ferramentas que tem como principal objetivo fazer com que outros sistemas como: Linux e Unix possam rodar em Windows, porém você precisa construir seus aplicativos a partir da fonte se você quiser aproveitar a funcionalidade Cygwin. Criada em 1995 por um engenheiro da Cygnus, ( Steve Chamberlain), a versão mais recente da Cygwin DLL é 1.7.9-1. pode ser encontrada no site http://www.cygwin.com.

2.Descrição do Cygwin

O Cygwin consiste de uma biblioteca que implementa conjuntos de rotinas que são estabelecidas por um software, para que possa utilizar suas funcionalidades, conhecidas como API Application Programming Interface ou (Interface de programação de aplicativos), em chamadas de sistemas WIN32 cujo objetivo é garantir a portabilidade do código_fonte de um programa, conhecido como POSIX Portable Operating System Interface (uma cadeia de ferramentas de desenvolvimento) e GNU_Compiler_Collection (Software livre, compilador padrão para sistemas operacionais UNIX e Linux suporta as linguagens C, Java, C++, Fortran, Ada, entre outros). O programa é altamente integrado com o Windows, trazendo o poder do prompt de comando do Linux para o sistema de janela do Windows tornando o sistema bastante intuitivo e de fácil utilização.

clip_image002.jpg

3.Instalação

O Cygwin é um "ambiente" que funciona dentro do Windows. Dentro desse ambiente estão os diversos programas GNU, os arquivos do usuário e as configurações. O mesmo programa que é usado para instalar o ambiente também serve para gerenciá-lo, adicionando e removendo programas.

Com o antivírus desativado e todas as janelas fechadas (do computador!), podemos começar a instalação do Cygwin.

Baixe o executável no site da Cygwin http://www.cygwin.com. depois de baixado Com dois cliques no setup.exe, iniciamos o programa de instalação. Clique no botão "Avançar" para continuar a instalação.

phgCTTMyL2SADh1BaCr0TxzusB8XhZgTzMwtGyeKA5HZ-Y69vthrwYgTNb_CBcTMJqAK5tLLn2t6zPy4kHXOpPfp94U9WdiiCm4gFo9vOXy45FUZj6o

Aqui escolhemos uma das três tarefas que o setup pode fazer:
Install from Internet — Instalar direto pela Internet
Download from Internet — Baixar os pacotes da Internet
Install from Local Directory — Instalar a partir de um diretório local

OcngWwxFMp5jLknUY4ThL_ffZ3dHDwchV9p9LvM6E_Vypl55FXtq39aBpBEcqU9dUDEi7s0f2gU1pcFTfO5l5PIzTh0usIorkiWcThoNm1oMK5VsjwI

De todo o processo de instalação, essa é única tela de "configuração". É extremamente aconselhável que nada seja alterado, e simplesmente se aperte o botão "Avançar", deixando as configurações padrão.

iWbi05_lSwFS0TgDT2TfGbPTRV1MPmTxcMwtFR2gHGIiwTQ_7T-m3Zf3amV8TdTYPd9WN58E88mF38Ihc760JlL1d0TcnIoW1B9zbXTDSzjPSwbEafM

Esta é a tela, onde se escolhe quais "pacotes" serão instalados. Quem nunca usou um Linux, pode encarar pacotes como se fossem arquivos .ZIP com um ou vários programas dentro. Por exemplo, o pacote "grep" contém os programas "grep", "fgrep" e "egrep", sua documentação e arquivos auxiliares.

aperte o botão "Avançar" para que seja feita uma instalação mínima.

QZjzy9vm6pgPlIu5CRAoDzoV3CEGRVtJHVJYSBDrk-NxEMiEbGoFcHUXp50WzuBkJaXOWK43vt9YK2P2O9zOAJxBXn1xNNigRM2rWTj8CFGayJmLejc

O Cygwin foi instalado com sucesso e já está pronto para usar.

Primeiro contato com o Cygwin

jrN0la-VJx-OmH0ey3W6dmxzsKuzQk5j7TnxTtdUfn2FC4yrVeTYn5nAAaOzKfj70B870SSX4Ww2j9uO7Zb7mJLCe58HZmvHKKXNaxdKmLHdoe6JmDA

Essa janela preta é chamada de terminal, e este terminal está rodando um "shell". "Shell" é o robozinho que está esperando por seus comandos. Basta digitá-los, e quando você apertar ENTER, este robô vai executar o comando.

4.Relação com a disciplina compiladores

O Cygwin, por esta diretamente ligado com alguns programas como POSIX e GNU_Compiler_Collection, que por sua vez é um compilador padrão para sistemas operacionais UNIX e Linux, esta relacionado com a disciplina compiladores, pois saber o que é um compilador ajuda bastante em saber e entender como o Cygwin usa essas ferramentas. O uso do compilador é necessário pois, como o Linux tem instruções diferente do Windows, algumas alterações se tornam necessárias para compatibilizar o uso do aplicativo.

5.Conclusão

Concluímos que, devido a resistência das pessoas em trabalhar com Linux, o Cygwin veio como um ótimo aplicativo para adeptos ao Windows, pois com o Cygwin você pode ter acesso as funcionalidades e comandos do Linux ,e conhecendo aos poucos esse complexo Sistema Operacional, odiado por uns e amado por outros.

Contudo, é possível simular o Linux trabalhando no sistema operacional Windows graças as ferramentas que o Cygwin pode utilizar como API, POSIX, GNU entre outras.

6.Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cygwin

http://pt.wikipedia.org/wiki/Application_programming_interface

http://pt.wikipedia.org/wiki/POSIX

http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_Compiler_Collection

http://aurelio.net/cygwin/rdl/#toc1

http://aurelio.net/cygwin/

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License