Crystal Reports X Reporting Services

Crystal Reports

O crystal reports é uma ferramenta da Microsoft, totalmente integrada com o Visual Studio e que tem a finalidade de criar relatórios e ele oferece suporte ao ADO. Net, web services, etc. É uma ferramenta simples que fica localizada no próprio toolbox do visual Studio, e tem como principal vantagem a facilidade de criação de relatórios dentro da aplicação, dando assim uma maior produtividade ao trabalho do desenvolvedor.
Sua facilidade de integração permite o acesso a mais de 30 bancos de dados, esses relatórios podem ser distribuídos em diversos formatos (doc, xls, web, entre outros). Esses relatórios são montados através de assistentes que ajudam na criação, proporcionando um ganho de tempo.

Segue abaixo algumas funcionalidades do Crystal Reports:

  • Transformar rapidamente qualquer dado em informação poderosa e interativa.
  • Criar, modificar e visualizar relatórios.
  • Permitir acesso e interação com os relatórios via portal, dispositivo wireless e documentos.
  • Exportar os relatórios para diversos formatos.
  • Integrar os relatórios dentro da sua aplicação desenvolvida em VDF ou outra linguagem.

Segue algumas versões do crystal reports:

  • Developer Edition - Para adicionar visualização, impressão e exportação de relatórios em suas aplicações (Visual DataFlex, Visual Basic, etc).
  • Professional Edition - Para criação e manutenção de relatórios acessando uma larga variedade de fontes de dados além de uma opção de distribuição de relatórios na web para workgroups.
  • Standard Edition - Para desenvolvimento de relatórios básicos acessando fontes de dados do tipo PC (DataFlex, Paradox, dBase, etc).

Em suma o crystal reports é um gerador de relatórios integrado com o visual Studio, que tem como principal característica a sua facilidade na utilização dando assim uma maior produtividade ao desenvolvedor.

Reporting Services

O Reporting Services é uma ferramenta do SQL Server que tem a funcionalidade de extrair e gerenciar relatórios da base de dados de um sistema. Com essa ferramenta é possível extrair dados de um banco e explorá-lo de varias maneiras, como construção de gráficos interativos, exibi-los via web, etc. Existe assim um leque de possibilidades para se trabalhar com essa ferramenta. Em suma o reporting services é uma ferramenta que funciona como um “servidor de relatórios”, que pode ser executada em aplicações Windows, aplicações web ou no próprio servidor.
Segue alguns recursos dessa ferramenta:

  • Recursos de relatório: Cria os relatórios gerados a partir de uma base de dados.
  • Ferramentas de design de relatório e de modelo: Criação de relatórios dinâmico, com gráficos, etc.
  • Implantação e administração: Centralização e gerencia da informação, integração com SharePoint, configuração, segurança, etc.
  • Recursos de entrega e acesso a relatórios
  • Programação e extensibilidade

Abaixo segue um esquema exemplo da arquitetura do Reporting Services:
[[=http://i.msdn.microsoft.com/Bb522673.ff26e6c9-7fa5-481a-b8ed-ca970f70fb33(pt-br,SQL.100).gif]]
Fonte: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/bb522673.aspx

Referencias: