Banco De Dados Em Nuvem

Introdução

Imagine a seguinte situação: o sistema de sua empresa está hospedado na web e seu banco de dados está totalmente online, operações como backups,restores, pesquisas , inserções e deleções, tudo realizado através do seu browser. Difícil de acreditar? Com conexões de internet mais rápidas e de maior facilidade de acesso, banco de dados na nuvem torna-se cada vez mais atraente além do que esse conceito já está amadurecendo a algum tempo, mais do que você possa imaginar.

cloud_300109-20090612093557.jpg

Definição

“A computação na nuvem pode ser definida como um modelo para permitir acesso conveniente, sob demanda da rede para um conjunto compartilhado de recursos de computação configurável (por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicações
e serviços) que podem ser rapidamente provisionados e lançados com o mínimo de gestão, esforço ou a interação do prestador de serviços.

Cinco características essenciais:

• Vários tipos de serviço de acordo com a demanda;
• Pool que representa os recursos físicos de um servidor;
• Rápida elasticidade;
• Medições do serviço;
• Acesso via rede de banda larga;

Três modelos de serviços:

• SaaS – Software como serviço;
• PaaS – Plataforma como serviço;
• IaaS – Infrestrutura como serviço;

Quatro modelos de implantação:

• Nuvem publica;
• Nuvem privada;
• Nuvem comunitária;
• Nuvem hibrida; ” Ref. 1

Algumas Colocações

Com o advento da internet e sua propagação, manter os dados de um sistema atualizado com o mundo é uma tarefa difícil se realizar, envolve custos , alto processamento e escalabilidade de serviços em servidores da empresa. A disponibilização desse serviço na nuvem é feita por diversas empresas que te garantem todos benefícios aliados a um bom nível de segurança e a um custo bastante em conta.
Existe até mesmo uma rede social (http://fluidinfo.com) que se utiliza dessa definição, alimentado e atualizado a cada acesso do usuário que utiliza o serviço.

E então, porque não fazer parte dessa onda? Entre as desvantagens estão o desconhecimento da qualidade do serviço prestado e de empresas que o ofertam, além é claro do desconhecimento do assunto. Temos como exemplo de prestadoras a Amazon (http://aws.amazon.com/rds/) e a Sales Force (http://www.salesforce.com/).

Abaixo temos um link vídeo muito interessante que demonstra os recursos e a facilidade de utilização dessa tecnologia:

http://www.rackspacecloud.com/cloud_hosting_demos/cloud_computing_new_database

Analisado o Serviço da Amazon

“Utilizando o serviço da Amazon, os usuários podem criar uma conta Amazon Web Services para implantar o software Oracle ou fazer backup de um banco de dados Oracle, descrito Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), um ambiente que pode ser usado para implantações de Oracle. Em EC2, os usuários também podem escolher a partir de um catálogo de imagens de máquinas virtuais, como o Oracle Enterprise Linux ou APEX, e dentro de 10 minutos tem totalmente funcional um ambiente Oracle, tudo na nuvem.E com relação à segurança dos dados? Amazon está apenas começando a promover seus serviços de nuvem para empresas maiores, em vez de pequenas start-ups, assim, só agora a segurança está se tornando uma grande preocupação. A Amazon está no processo de obtenção de certificação como uma organização "seguro", mas, entretanto, os usuários devem criptografar seus dados através do Oracle.” Ref.2

Realmente parece ser uma tendência mundial, serviços mais famosos como o Google e Amazon já perceberam a vantagem competitiva de utilização e até mesmo disponibilização do ambiente. Conferencias virtuais mundias ocorreram em 2009 ( entre 20 e 24 de abril - http://cloudslam09.com/ ) e 2010 (entre 23 e 25 de março - http://cloudslam10.com/) com grandes nomes da área de tecnologia deixando bem claro que a essa é uma área ainda pouco explorada, mas com grande potencial.
Mesmo assim ,parece ser difícil para um CEO de uma empresa reconhecer que com o avanço tecnológico para manter-se competitivo, é impressindível manter-se atualizado com as novas tendências do mercado.

Referencias Bibliográficas:

Ref.1 : Is your data secure in the cloud?
http://itknowledgeexchange.techtarget.com/eye-on-oracle/is-your-data-secure-in-the-cloud/

Ref. 2: Oracle apresentation
http://www.slideshare.net/rslee/implementing-private-database-clouds

Autor:

Luis Eduardo Brito de Barros – moc.liamg|ootirbsiul#moc.liamg|ootirbsiul

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License