Asp Net E Ajax

Pesquisa realizada por Carolina Alvim, Gisele Ribeiro e Rafael Leite em 2008-2.

ASP.NET AJAX

image5aq7.jpg


(Fonte: site http://blogs.msdn.com/brada/archive/2007/07/27/vs2008-net-3-5-silverlight-and-asp-net-futures.aspx, acesso em 14 out. 2008)

INTRODUÇÃO

Conhecido anteriormente como Atlas, ASP.NET AJAX é um conjunto de extensões para ASP.NET desenvolvida pela Microsoft para implementar as funcionalidades do AJAX(Asynchronous Javascript and XML).

Presentes nos componentes do lado do cliente e do lado do servidor de uma aplicação, ASP.NET AJAX permite ao desenvolvedor criar páginas que atualizam os dados sem precisar carregá-las completamente. Isso é possível graças as tecnologias: Javascript, DHTML (Dynamic HyperText Markup Language) e, principalmente, XMLHTTP (eXtensible Markup Language Hypertext Transfer Protocol). O XMLHTTP é o responsável por enviar dados e receber uma resposta de um servidor.

Em janeiro de 2007 ASP.NET AJAX foi lançada como uma extensão separada do ASP.NET. Posteriormente, foi incluído na versão 3.5 do .NET Framework.

AJAX

AJAX é um conjunto de tecnologias (XHTML, DOM, CSS, XML, XSLT, XMLHttpRequest, Javascript e DHTML ), cada uma desempenhando funções, que geram vários recursos, como:

  • Camada de apresentação baseada em padrões web, utilizando XHTML(eXtensible Hypertext Markup Language) e CSS (Cascading Style Sheets).
  • Exibição e interação dinâmicos,utilizando DOM (Document Objetct Model).
  • Troca e manipulação de dados utilizando XML (eXtensible Markup Language) e XSLT (eXtensible Stylesheet Language for Transformation).
  • Retorno de dados assincronamente utilizando XMLHttpRequest.
  • JavaScript como elemento de interligação.
  • Atualização de formulário com DHTML.

O AJAX, permite que apenas a parte necessária da página seja enviada e processada no servidor. É um modelo de funcionamento assíncrono, isto quer dizer, que o usuário não precisa esperar o final do processamento da requisição para continuar executando a aplicação (Figura 1).
imagem1fr3.jpg
Figura 1
(fonte: Adaptada do site http://www.macoratti.net/07/05/aspn_ujx.htm, acesso em 14 out. 2008)

ASP.NET

ASP.NET é a plataforma da Microsoft para desenvolvimento de aplicações web, é o sucessor da tecnologia ASP (Active Server Pages). Não é uma linguagem de programação, e sim, um componente do IIS (Internet Information Services) que permite criar páginas dinâmicas através de uma linguagem de programação integrada no Framework .NET.

O ASP.NET herda as características do Framework .NET, por isso, os códigos podem ser escritos em várias linguagens de programação, como: C# , Visual Basic .NET e outras. Diferente da tecnologia ASP, as aplicações ASP.NET são compiladas antes da execução, trazendo sensível ganho de desempenho.

FRAMEWORK ASP.NET AJAX

ASP.NET AJAX é um framework livre para criar aplicações web interativas que trabalham através de navegadores de internet, como: internet explorer, mozila firefox, opera, etc. É nativo do ASP.NET 3.5. e também está disponível separadamente para download, para ser usado com a versão 2.0 do ASP.NET.

Com o ASP.NET AJAX pode-se:

  • Criar interfaces com componentes AJAX, que são reusáveis.
  • Aprimorar páginas utilizando controles AJAX poderosos, com suporte para os navegadores internet atuais.
  • Serviços de acesso remoto e de dados através de um navegador, sem uso de scripts complexos.
  • Criar aplicações utilizando o Visual Studio 2008, pois já está integrado a ele, possuem suporte a javascript e um nova interface de desenho de página web.

Para utilizar o ASP.NET AJAX é necessário:

  • ASP.NET AJAX Essential Components: Este é o framework básico que roda as aplicações AJAX.
  • AJAX Extensions: Trata-se de um conjunto de controles visuais para ser utilizado no Visual Studio 2005. Os controles estão no assembly AJAXExtensionToolbox.dll e são instalados automaticamente quando instalamos o ASP.NET AJAX Essential Components.
  • ASP.NET AJAX Control Toolkit: É opcional, é um conjunto de componentes com algumas funcionalidades já implementadas. O objetivo é demonstrar as capacidades do AJAX e servir de modelo de implementação para seus próprios componentes.

Compilação do ASP.NET

Na compilação o "texto fonte" é traduzido para um código intermediário, independente da liguagem e da CPU, numa linguagem chamada MSIL (Microsoft Intermediate Language, que quer dizer, Linguagem Intermediária da Microsoft). Em tempo de execução, MSIL roda no contexto do Framework .NET, que traduz para instruções específicas de CPU do processador do computador.
Há muitos benefícios em compilar o código do aplicativo, incluindo:

  • Desempenho – é mais rápido que linguagens de script porque é uma representação mais próxima ao código de máquina e não requer análise adicional.
  • Segurança – é mais difícil reverter porque ele não possui a legibilidade e abstração de uma linguagem de alto nível.
  • Estabilidade - Encontrando em tempo de compilação erros de sintaxe, segurança de tipo e outros problemas, você pode eliminar esses e outros no seu código.
  • Interoperabilidade - Como a MSIL oferece suporte para qualquer linguagem .NET, você pode usar conjuntos de módulos originalmente escritos em outras linguagens no seu código.

A arquitetura da compilação do ASP.NET possui uma série de recursos, incluindo:

  • Compilação automática- O ASP.NET automaticamente compila o código do seu aplicativo e quaisquer recursos dependentes na primeira vez que um usuário solicitar. Em geral é criado um conjunto de módulos para cada diretório do aplicativo e outro para a pasta principal.
  • Implantação flexível - você pode simplesmente copiar o código-fonte do seu aplicativo para o servidor Web de produção. Ou tem opções de pré-compilação que permitem que você compile o seu site da Web antes que ele tenha sido implantado, ou compile-o após ter sido implantado mas antes de um usuário solicitá-lo.
  • Sistema extensível de compilação - O ASP.NET usa classes BuildProvider para criar itens, como páginas .aspx, arquivos .ascx, e Global recursos. Você pode estender e personalizar o sistema de compilação para compilar recursos personalizados.

REFERÊNCIAS

http://www.adaptivepath.com/ideas/essays/archives/000385.php

http://www.macoratti.net/07/05/aspn_ujx.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/AJAX_(programa%C3%A7%C3%A3o)

http://en.wikipedia.org/wiki/ASP.NET_AJAX

http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=782&pag=1

http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/5tc5kc3e.aspx

http://msdn.microsoft.com/en-us/asp.net/default.aspx

http://www.asp.net

http://www.west-wind.com/tools/aspnetcompiler.asp

http://ajax.phpmagazine.net/2006/09/kcallbacknet_aspnet_ajax_callb.html

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License